Connect with us

Após passar por restauração, monumento da Praça da Águia é reinaugurado em Petrópolis

Cidade

Após passar por restauração, monumento da Praça da Águia é reinaugurado em Petrópolis

Intervenções contemplaram a escultura e as instalações elétricas e hidráulicas da águia

Iniciada pela Prefeitura de Petrópolis em março deste ano, a restauração da águia da Praça Visconde de Mauá (conhecida como Praça da Águia), no Centro da cidade, foi finalizada. O projeto, que foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contemplou a escultura e as instalações elétricas e hidráulicas da águia.

Foto: Divulgação

No evento de inauguração do restauro, que aconteceu nesta sexta-feira (3), o prefeito Rubens Bomtempo religou, depois de muitos anos, o chafariz e a iluminação do monumento. Foi feito um trabalho técnico, cuidadoso, para manter as condições originais do monumento que faz parte da identidade de Petrópolis desde 1899.

A restauração

Essa foi a primeira restauração no monumento desde que foi construído. A intervenção foi feita por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura.

Intervenções realizadas: limpeza e tratamento dos danos causados ao longo dos anos; impermeabilização, garantindo isolamento das ações do tempo e do clima; restauro da cobra, com recomposição da volumetria e da função original de chafariz; restauro da águia; recuperação da parte hidráulica e elétrica; uma nova iluminação; entre outras.

Foto: Divulgação

História do monumento na Praça Visconde de Mauá

A águia da Praça Visconde de Mauá tem uma grande ligação com o México. De acordo com estudiosos e guias da Câmara, o governo mexicano teria encomendado a estátua de presente a Petrópolis após uma visita à região no século XIX.

Conta a lenda que os astecas receberam uma revelação de seu Xamã, dizendo que a primeira cidade do México deveria ser construída no local onde encontrassem uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. De acordo com o Xamã, este seria o local perfeito para se viver.

Após encontrarem, originou-se a primeira cidade mexicana, Tenochtitlan (atual Cidade do México), e a águia com a serpente passou a fazer parte da bandeira do México.

Foto: @jpallain

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir