Connect with us

[Sou Curioso] Por que a Estrada Mineira, em Petrópolis, tem esse nome?

História

[Sou Curioso] Por que a Estrada Mineira, em Petrópolis, tem esse nome?

O nome Estrada Mineira ou Caminho Novo era o caminho que levava os tropeiros para as minas

Para quem não sabe, a Estrada Mineira é uma via de acesso entre a Estrada União Indústria e Corrêas, em Petrópolis. Mas você sabe o que originou esse nome? Ou melhor, o porquê dessa nomenclatura?

A Serra da Estrela, onde está Petrópolis, era praticamente desconhecida pelos colonizadores portugueses nos primeiros 200 anos de colonização, preservada por  expedição exploratória para tomar posse de sesmarias. Isso porque, tinha um enorme paredão montanhoso de mais de 1000 metros de altura que tinha que ser vencido para chegar até lá.

Foto: Arquivo Público

Trajeto pelo Alto da Serra

Muito longo e de difícil trânsito, o trajeto era feito pelo Alto da Serra, em meados de 1600. Chamado de Caminho Velho, que levava 99 dias de viagem, sendo 43 a pé ou a cavalo, muitos desses caminhos eram antigas trilhas abertas pelos bandeirantes na direção de Minas Gerais e Goiás, à procura de ouro e pedras preciosas.

Somente em 1704, que os  bandeirantes paulistas descobriram ouro nas Minas Gerais é que foi aberto o Caminho Novo, para facilitar a viagem até as vilas mineradoras.

Foto: Arquivo Público

Por falar em Caminho Novo, porque o nome?

O Caminho Novo faz parte de uma rede de importantes caminhos do Brasil Colonial, aos quais era dado o nome de Estrada Real. Aberto por Garcia Rodrigues Paes, o percurso da viagem levava 20 ou 30 dias, um terço  a menos do tempo feito pelo Caminho Velho.

Ele iniciava num porto do rio Pilar, subia a Serra do Mar na altura de Xerém, passava por Marcos da Costa, Paty do Alferes e Paraíba do Sul, onde havia uma fiscalização colonial, e seguia para as Minas Gerais, passando por Juiz de Fora e Barbacena.

Variante de Proença

Acontece que a subida do paredão da Serra do Mar, em Xerém, era muito íngreme, e pessoas e mulas carregadas rolavam pelas ribanceiras. Proposta pelo fazendeiro Bernardo Proença, foi aberta uma nova subida da Serra por antiga trilha em sua fazenda, por onde os tropeiros subiam a Serra do Mar, atravessando a encosta da Serra Velha.

A Variante de Proença seguia em direção à área onde hoje está situada a Estação de Transbordo Imperatriz Leopoldina, passando pela fazenda do Córrego Seco, onde, mais tarde, seria Petrópolis.

Estrada Mineira

Já a explicação do nome Estrada Mineira, vem porque dali os tropeiros iam da atual Rua Silva Jardim até o Quissamã. Para chegar a Corrêas, os viajantes percorriam o trecho da Estrada Mineira e seguiam por  Pedro do Rio, Secretário e Sebollas, até encontrar o Caminho Novo de Garcia Rodrigues Paes em Paraíba do Sul, para então, chegar à região das minas de ouro.

Fonte de pesquisa: Instituto Histórico de Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir