Connect with us

6 fatos que talvez você não saiba sobre o Palácio Amarelo, em Petrópolis

História

6 fatos que talvez você não saiba sobre o Palácio Amarelo, em Petrópolis

Palácio chegou a ser moradia do primeiro Barão negro do Brasil, Guaraciaba.

Patrimônio Histórico de Petrópolis, o Palácio Amarelo, hoje abriga a sede da Câmara dos Vereadores. O Palácio foi construído em meados do século 19, e seguia o planejamento urbanístico da cidade adotado pelo engenheiro Júlio Frederico Koeler, que reservava o lado ímpar da Rua da Imperatriz aos empregados do Palácio Imperial, que deveriam ter as suas moradias em torno.

Foto: divulgação arquivo

1. Por que Palácio Amarelo?

Sem nenhuma edificação no local, o nome do terreno foi dado pelo então superintendente da época, José Alves Pereira Ribeiro Cirne, devido ao aforamento das plantas amarelas que ocorria apenas durante um mês. Após sua construção, o Palácio levou o mesmo.

Foto: reprodução Câmara Municipal

2. Sua construção no estilo neoclássico

Em 1850,  o senador José Carlos Mayrink, encomendou a construção do palácio. Inicialmente o prédio tinha apenas um andar. Uma série de reformas foram feitas para adaptar e ampliar o palácio residencial às necessidades do legislativo. Em torno de 1890 o Salão do Plenário foi construído.

Foto: reprodução Expedia

3. Último morador do Palácio Amarelo

Originalmente, o Palácio Amarelo era uma casa de verão e pertencia ao primeiro Barão negro do Brasil, Guaraciaba. Após a Proclamação da República, foram criadas as Câmaras Republicanas. Após passar por quatro sedes alugadas, o Palácio Amarelo foi escolhido para ser o endereço oficial da Câmara Municipal de Petrópolis.

Foto: reprodução Ensinar Historia

4. Quase um mercadão popular

Com a resistência do Barão Guaraciaba em vender a sua residência, o então vereador e presidente da Câmara, Hermogênio Silva, depois de anos de negociação, comprou o imóvel, em 1894. A compra só foi efetivada após o anúncio de que um mercado popular seria construído nos jardins da frente do casarão.

5. Câmara em sedes alugadas

A partir da instalação da Câmara, que se deu em 17 de junho de 1859, o poder legislativo funcionou em quatro sedes provisórias diferentes – por quase 40 anos de sua existência, antes de adquirir do Barão de Guaraciaba o Palácio Amarelo. A Câmara teve passagens por casas nas atuais Ruas Paulo Barbosa, do Imperador e Nelson de Sá Earp. Depois de proclamada a República, a Câmara se instalou em sede própria, no Palácio Amarelo. 

Segunda sede da Câmara Municipal de Petrópolis

Foto: reprodução Câmara Municipal

6. Chafariz foi presente do governo Mexicano

Chamativo de quem passa em frente à Câmara, o monumento da  águia devorando uma serpente teria sido um presente do governo mexicano a Petrópolis, após uma visita à região no século XIX. Conta a lenda que os astecas receberam uma revelação de seu Xamã, dizendo que a primeira cidade do México deveria ser construída no local onde encontrassem uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. De acordo com o Xamã, este seria o local perfeito para se viver.

Foto: @jpallain

Fonte: Câmara Municipal de Petrópolis 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir