Connect with us

6 coisas que você precisa saber antes de fazer o Enem em Petrópolis neste domingo

Educação

6 coisas que você precisa saber antes de fazer o Enem em Petrópolis neste domingo

Saiba os dias, horários e locais de prova, dicas de redação e aulões gratuitos que acontecem na cidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dois próximos domingos, dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. E para ajudar os mais de quatro mil estudantes que farão a prova em Petrópolis, reunimos nesta lista 6 coisas que você precisa saber antes de fazer o Enem em Petrópolis neste domingo.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

1. Dias e horários

No primeiro dia de prova (5), os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a redação. No segundo dia (12), de Ciências da Natureza e Matemática.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Foto: Divulgação

2. Dicas para a redação

Neste domingo (5), os inscritos de todo o país devem redigir uma redação dissertativa-argumentativa. E para ajudar os petropolitanos, a professora de inglês, português e redação Jaqueline de Medeiros Brand Viana separou algumas dicas que podem ajudar na hora da prova.

Saiba mais: Professora de Petrópolis dá dicas para ir bem na redação do Enem 2023

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

3. Aulão gratuito no Cefet

O Cefet/RJ Petrópolis realizará um aulão para aprofundamento e revisão nesta quarta-feira, 1º de novembro, às 15h30. A atividade, que acontecerá no Salão Nobre, é gratuita e aberta a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas que estejam inscritos no exame.

Saiba mais: Aula gratuita de revisão para o Enem acontece nesta quarta no Cefet Petrópolis

Foto Divulgação

4. Local da prova

Os inscritos já podem conferir o Cartão de Confirmação, documento onde constam número de inscrição, data, hora e local das provas. O cartão informa, também, sobre eventuais necessidades de atendimento especializado.

O acesso deve ser feito na Página do Participante, por meio de login único da plataforma gov.br. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la.

Saiba mais: Mais de quatro mil estudantes estão inscritos no Enem em Petrópolis; veja os locais de prova

Foto: Divulgação

5. O que levar

No dia da prova, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame.

Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Neste ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

6. O que não pode levar

Antes de entrar na sala, os alunos recebem um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. O envelope deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.

Será eliminado o participante que portar itens fora do envelope porta-objetos, como óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos. Também é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir