Connect with us

Professora de Petrópolis dá dicas para ir bem na redação do Enem 2023

Educação

Professora de Petrópolis dá dicas para ir bem na redação do Enem 2023

Prova acontece neste domingo (05)

Neste domingo (05), acontece o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os inscritos de todo o país devem redigir uma redação dissertativa-argumentativa. Para ajudar os petropolitanos no desenvolvimento na avaliação, conversamos com a professora de inglês, português e redação Jaqueline de Medeiros Brand Viana e separamos algumas dicas que podem ajudar na hora da prova.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Competências

A professora explica que a redação do Enem vale mil pontos e a avaliação é dividida em cinco competências, onde são cobrados diferentes aspectos do texto, cada uma valendo 200 pontos. A primeira delas é o domínio da norma padrão, basicamente, a gramática.

Em segundo, é preciso compreender bem a proposta, respeitar o texto e atender ao que foi pedido. Na terceira competência é julgada a organização e seleção de informações e, na quarta, os elementos coesivos, conectivos e operadores argumentativos.

“Por último, específico do Enem, é preciso elaborar uma proposta de intervenção para apresentar em cima da tese defendida. Essa sugestão deve ajudar a minimizar o problema exposto ou até mesmo resolvê-lo. É um caminho para amenizar a situação, já que o tema do Enem sempre gira em torno de adversidades sociais brasileiras”, acrescenta.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Estruturação

Dentre os principais erros percebidos pela professora estão a falta de atenção, erros gramaticais e um fraco projeto de texto. “É preciso entender bem o tema, elaborar uma tese, se posicionar, deixar claro quais argumentos serão defendidos para provar o ponto de vista e fazer a proposta de intervenção direcionada para a problemática apresentada. Pensar nisso antes de começar a redigir é fundamental para não se perder”, aponta.

Organização do tempo

Jaqueline recomenda nunca fazer toda a redação no final da prova, pois as questões são muito cansativas. O ideal é analisar a proposta e já partir para o projeto do texto no início.

“Você pode deixar o rascunho pronto e ir fazendo algumas questões, depois voltar para o texto. Assim você descansa daquela primeira tarefa e faz outra. Além do que, os próprios enunciados das perguntas podem ajudar na redação. O importante é nunca deixar para o final. Pelo menos o rascunho deve estar feito no início”, aconselha.

Para esta semana, a professora destaca a importância do descanso para o aluno, é a principal dica que ela poderia dar. “O certo do trabalho é ser feito o ano inteiro. Quando chega perto da prova, o ideal é estar com a mente descansada e preparada,” acrescenta.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Tema

Jaqueline explica que o aluno não deve ficar antenado à notícias próximas a realização da prova. Existem muitos sites que espalham notícias falsas sobre os temas, sendo assim, o aluno pode ser influenciado e indo para um caminho errado. “Ele precisa estar livre e com a cabeça tranquila. A redação é fruto de um trabalho do ano inteiro,” diz.

Como disse acima, a professora não indica ficar adivinhando temas e nem ficar acompanhando os sites que falam sobre isso. Essa não deve ser a maior preocupação do aluno. Mas, Jaqueline explica que uma opção é ler sobre algumas notícias marcantes que foram mais comentadas ao longo do ano, como Etarismo e Aporofobia, entre outros.

“É preciso aprender para fazer sobre qualquer tema. Sempre tem a ver com a nossa realidade social. Nunca vai ser algo específico que você nunca tenha ouvido falar sobre”, finaliza.

Dica extra:

Ainda para ajudar os estudantes a se preparar para a prova de redação, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação. Além disso, a cartilha traz amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima – mil pontos – no Enem 2022.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir