Connect with us

8 ruas de Petrópolis que levam nome de personalidades históricas e talvez você não saiba o porquê

História

8 ruas de Petrópolis que levam nome de personalidades históricas e talvez você não saiba o porquê

Descubra quem são as pessoas por trás de algumas das mais famosas ruas da cidade

A gente passa por essas ruas, marca encontros, fala delas, mas poucos sabem a história por trás desses nomes. O que esas pessoas fizeram de tão importante para que seus nomes estivessem nas ruas de Petrópolis? Nesta lista, reunimos 8 ruas de Petrópolis que levam nome de personalidades históricas e talvez você não saiba o porquê.

1. Rua Teresa

O nome da rua é uma homenagem à esposa do Imperador D. Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina. A Rua Teresa foi a primeira rua a dar acesso ao centro da cidade de Petrópolis e a receber tráfego de veículos, inicialmente carroças transportadas por animais e mais tarde os primeiros veículos automotivos.

Saiba mais: Quem é a Teresa da Rua Teresa?

Acervo Público e Arquivos SOU

2. Avenida Barão do Rio Branco

Uma das ruas mais conhecidas de Petrópolis, a Avenida Barão do Rio Branco, que liga o Centro da cidade aos distritos, é uma homenagem a um diplomata, advogado, historiador e político brasileiro.

Nascido em 1845, no Rio de Janeiro, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, foi uma personalidade marcante da época. Sua relação com Petrópolis começou por causa de uma negociação que incorporou o território do Acre ao Brasil.

Em 17 de novembro de 1903 foi assinado com a Bolívia o chamado “Tratado de Petrópolis”, que reconheceu o Acre como pertencente ao Brasil. Este nome foi dado ao documento pois as reuniões acerca do tema aconteciam em Petrópolis e no Rio de Janeiro.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Barão da Avenida Barão do Rio Branco, em Petrópolis?

Fotos: Acervo Público e Arquivos Sou Petrópolis

3. Rua Dr. Nelson de Sá Earp

A Rua Dr. Nelson de Sá Earp, também conhecida como Rua do Bauhaus, liga a Praça da Liberdade à 16 de Março e carrega o nome de uma importante figura da história de Petrópolis.

Nascido em Petrópolis em 3 de maio de 1911, Nelson estudou medicina no Rio da Janeiro, tornando-se um respeitado clínico cirurgião, e assumiu a diretoria do Hospital Santa Tereza. Um tempo depois, ele foi responsável pela fundação do primeiro pronto socorro municipal, que hoje é intitulado como Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp, em sua homenagem.

O médico também ajudou a fundar a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e foi o primeiro professor de Medicina Legal da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Na política, Nelson de Sá Earp foi eleito prefeito em 1959, cargo que ocupou até 1963. O petropolitano veio a falecer em junho de 1989.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Nelson da Rua Dr. Nelson de Sá Earp, em Petrópolis?

Arquivo Câmara Municipal e Arquivos Sou Petrópolis

4. Rua Aureliano Coutinho

Um dos trechos mais movimentados do Centro Histórico e uma das principais vias de acesso ao polo de moda da Rua Teresa é a Rua Aureliano Coutinho.

Nascido em Itaipu (RJ), em 1800, Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho seguiu carreira militar, estudou direito e exerceu vários cargos na política do Brasil.

Após passar algumas outras ocupações, se tornou presidente da província do Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 1844 a 1848. Neste período, liderou a construção da estrada para a Serra da Estrela, por onde passaram mais de 500 famílias alemãs, criando a colônia que, mais tarde, se tornou Petrópolis.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Aureliano da Rua Aureliano Coutinho, em Petrópolis?

Fotos: Acervo Público e Arquivos Sou Petrópolis

5. Avenida Koeler

A Avenida Koeler é considerada uma das ruas mais bonitas de Petrópolis, muito por causa dos casarões históricos, árvores e flores que ornam a via.

Esse é, talvez, o nome mais importante para a história de Petrópolis. Isto porque foi o alemão Júlio Frederico Koeler o responsável pela urbanização da cidade. Ou seja, por dividir as terras, ocupá-las e construí-las, criar estradas, desenvolver os sistemas de abastecimento de água e esgoto, e embelezá-la, claro.

Koeler mudou o padrão português, que determinava quais rios deveriam estar por trás das casas e servir como coletor de dejetos, e os tornou parte da arquitetura urbana, passando pela frente das casas e determinando o curso das ruas.

O plano urbanístico prevalecia os nobres, o que muitas pessoas questionam. Porém, seu trabalho já previa, inclusive, as possíveis inundações com as chuvas de verão e alertava para a importância da manutenção das florestas, principalmente nas encostas.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Koeler da Avenida Koeler, em Petrópolis?

Fotos: Reprodução Artecult e @lalyrangel

6. Rua Paulo Barbosa

Uma das ruas mais conhecidas do Centro Histórico de Petrópolis é, sem dúvidas, a Rua Paulo Barbosa. Seja pelo trânsito, quantidade de pedestres ou os inúmeros pontos de ônibus.

Natural de Minas Gerais, Paulo Barbosa da Silva entrou para o exército português no Brasil aos 14 anos e, posteriormente, se tornou deputado pela província de Minas Gerais. Em 1843, no auge de sua carreira na corte, Paulo foi promovido a coronel e um ano depois reformado como brigadeiro. Na época, por iniciativa do major Júlio Frederico Koeler, se tornou mordomo da Casa Imperial.

Para muitos, Paulo Barbosa foi uma das principais razões de podermos chamar Petrópolis de cidade. Já que foi ele quem teve a iniciativa de retomar os planos de D. Pedro I e construir um palácio de verão no alto da serra da Estrela.

Junto com Koeler, ele elaborou um plano para fundar o que denominou como “Povoação-Palácio de Petrópolis”. O objetivo da missão foi colonizar a região, estimular a produção agrícola e o crescimento de uma nova população. E foi dessa mentalidade de substituir o trabalho escravo pelo trabalho livre que nasceu Petrópolis.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Paulo da Rua Paulo Barbosa, em Petrópolis?

Fotos: Reprodução ahistoriadepetropolis.blogspot.com.br e Arquivos Sou Petrópolis

7. Rua Coronel Veiga

Muito conhecida pelos constantes alagamentos em Petrópolis, a Rua Coronel Veiga guarda muita história por trás de seu nome. Nascido na Ilha de São Miguel (Portugal), em 1814, o Coronel Amaro Emílio da Veiga foi um militar e político de grande importância para a história do Brasil e de Petrópolis.

Junto com os seus pais, chegou ao Rio de Janeiro em 1820. Mas foi somente em 1857 que teve seu principal feito, a aprovação de um projeto pessoal para que Petrópolis deixasse de ser uma freguesia pertencente à Vila da Estrela e, finalmente, se elevasse a categoria de cidade. Tudo isso sem passar pela condição de vila, o que era, na ocasião, inédito.

Mas D. Pedro II não desejava essa mudança de status para sua Petrópolis, pois sabia que, nessa condição, haveria uma administração municipal interferindo nas suas relações com a cidade.

Coronel Veiga, depois de duas tentativas sem sucesso por interferência do próprio Imperador, conseguiu aprovar o seu projeto, elevando a povoação de Petrópolis à categoria de cidade. Em 13 de março de 1859, foi eleita a primeira Câmara Municipal de Petrópolis, sendo o tenente-coronel Amaro Emílio da Veiga o candidato mais votado, que se tornou, por consequência, presidente da Câmara.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Coronel da Rua Coronel Veiga, em Petrópolis?

Coronel Veiga/Foto: Divulgação PMP

8. Rua Doutor Thouzet

O homem que dá nome a Rua Doutor Thouzet, era um médico de origem francesa. Constantino Napoleão Thouzet tinha experiência e utilizava plantas medicinais em seus trabalhos nos tratamentos de saúde.

Dr. Thouzet veio para Petrópolis a convite do Imperador Dom Pedro II, em torno de 1850, para atuar como médico por aqui, principalmente ajudando a controlar a epidemia de cólera que atingiu boa parte dos colonos germânicos residentes na cidade.

Saiba mais: [Nome das Ruas] Quem é o Doutor da rua Doutor Thouzet, em Petrópolis?

Foto: Jeferson Calomeni

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir