Connect with us

Quem foi o Paulo Rattes que deu nome ao Parque de Itaipava?

História

Quem foi o Paulo Rattes que deu nome ao Parque de Itaipava?

Engenheiro, agrônomo, advogado e político, Paulo José Alves Rattes foi por três vezes prefeito de Petrópolis.

O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, é considerado a maior área de lazer ao ar livre de Petrópolis. O local, antes chamado de Parque Municipal, agora leva o nome em homenagem ao ex-prefeito Paulo Rattes, considerado figura emblemática na política da cidade.

Foto: reprodução – Sou Petrópolis

Início da carreira

Petropolitano, nascido em 21 de dezembro de 1933, Rattes foi um engenheiro agrônomo, advogado e político, sendo prefeito da cidade por três vezes. Filho de José de Moraes Rattes e Noêmia da Costa Alves Rattes, ele iniciou sua carreira política como vice-prefeito, na chapa de Paulo Gratacós.

Formado na Faculdade de Direito de Valença, como vice-prefeito,  Rattes assumiu o comando da cidade, no ano de 1969, quando Gratacós foi cassado pelos militares.

Vida dedica à politica

Cumprindo o restante do mandato, foi eleito prefeito em 1972. Em 1978, conquistou o mandato de deputado federal. Após, novamente, cumpriu o mandato de prefeito da cidade por seis anos.

Dedicando a vida à política, Rattes chegou a acumular cargos –  a prefeitura e os cargos de Secretário de Governo e Secretário de Assuntos Especiais, no governo de Moreira Franco, no Rio de Janeiro, sendo acusado pela oposição de ter abandonado a cidade durante a tragédia climática  de 1988.

Com residência na Posse, o político ajudou na reconstrução de uma ponte, na localidade, que leva o nome de sua mãe, Noêmia Alves Rattes, após ter sido destruída pelas chuvas.

Fim da carreira

Já com a saúde debilitada, o candidato a senador, em 1990, abdicou da disputa. Retornou à política como candidato a prefeito de Petrópolis em 1996, mas não conquistou o pleito. Afastado da política, Paulo José Alves Rattes morreu no dia 16 de abril de 2014, de insuficiência cardíaca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir