Connect with us

Dia do Aviador: 7 curiosidades sobre Santos Dumont, o ‘Pai da Aviação’

História

Dia do Aviador: 7 curiosidades sobre Santos Dumont, o ‘Pai da Aviação’

Além de ser o “Pai da Aviação”, Santos Dumont também teve influencia na criação e popularização do relógio de pulso, chuveiro aquecido e veículos motorizados

Neste dia 23 de outubro é celebrado nacionalmente o Dia do Aviador, data que tem ligação direta com Alberto Santos Dumont, conhecido como o “Pai da Aviação”. Nascido em 20 de julho de 1873, o inventor teve forte relação com Petrópolis, que hoje abriga um museu em sua homenagem. E em comemoração à data, reunimos algumas curiosidades sobre Santos Dumont que você talvez não saiba.

1. Primeiro voo

A partir de 1897, Santos Dumont iniciou seus primeiros testes. Até que, no início do século XX, surgiu o 14-Bis. Desenvolvido com um motor de 50 cavalos de potência, a invenção teve dois voos principais. O primeiro aconteceu em 23 de outubro de 1906, com 60 metros de altura. Já o segundo foi assistido por membros da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), no dia 12 de novembro de 1906, fazendo um voo de 220 metros a seis metros de altura em Paris.

Foto: Reprodução Internet

2. Dia do Aviador

Por ter sido o brasileiro precursor de uma das maiores invenções da humanidade, Santos Dumont é tido como o patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). A organização, inclusive, instituiu a data do primeiro voo do 14-Bis (23 de outubro), como o Dia do Aviador.

Foto: Divulgação PMP

3. Peso e altura

A Encatada, imóvel que era usado por ele como casa de veraneio em Petrópolis, hoje abriga o Museu Casa de Santos Dumont, o segundo mais visitado do município. Curiosa em cada detalhe, a arquitetura surpreende já pelas portas, projetadas para alguém de baixa estatura.

Isso acontece porque o inventor tinha apenas 1,52m. Além disto, contam que Dumont era extremamente preocupado em manter seu peso abaixo dos 50kg, mas não por questões estéticas ou de saúde, mas sim pois, como aeronauta iniciante, não podia pesar muito.

Foto: Bruno Ferreira Soares

4. Chapéu

O uso de colarinhos e chapéus era uma marca registrada de Dumont. E um possível motivo para o uso quase que obrigatório destes itens é que eles o deixavam mais alto e alinhado.

Outra curiosidade é que o chapéu utilizado por ele, do tipo panamá, foi adquirido depois que Santos Dumont conseguiu evitar uma tragédia, apagando o fogo no motor de um seus balões com seu icônico chapéu. Além disto, o item era uma escolha prática, já que ele passava grande parte do tempo sob o sol, trabalhando em suas amadas máquinas.

Foto: Bruno Ferreira Soares

5. Relógio de pulso

Além de ter inventado o primeiro avião da história, Dumont também influenciou na criação do relógio de pulso. Ao enfrentar dificuldades para verificar um relógio de bolso enquanto pilotava, ele solicitou ao relojoeiro francês e seu colega pessoal Louis Cartier um design mais prático. Nascia assim o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de “Cartier Santos”, marcando para sempre o mundo da relojoaria.

Foto: Reprodução Watch Time

6. Primeiro carro motorizado

E o impacto em meios de transporte inovadores não se limitou ao avião. O primeiro carro motorizado a chegar ao Brasil foi um Peugeot Type 3, importado por Dumont em 1891.

Foto: Reprodução Wikipedia

7. Chuveiro quente

Dumont inovou ao projetar a Encatada com um sistema de chuveiro aquecido a álcool. O objeto funcionava com um balde dividido ao meio e tinha entrada para água quente e fria, algo inédito no Brasil até então. O chuveiro elétrico, porém, foi invenção de outro brasileiro, o engenheiro Francisco Canhos.

Foto: Bruno Ferreira Soares

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir