Connect with us

4 exposições para visitar em Petrópolis neste mês

Cultura

4 exposições para visitar em Petrópolis neste mês

Opções no Centro Histórico, Itaipava e Rocio

Para quem ama passeios culturais, Petrópolis é uma ótima opção. Principalmente neste mês de setembro em que a cidade está com quatro exposições em cartaz. Reunimos nesta lista algumas excelentes oportunidades para apreciar a arte, mergulhar na história e explorar novos temas e perspectivas. Confira.

1. Exposição “Infinitos Reinos”

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe neste mês a exposição individual “Infinitos Reinos” da artista Denise Campinho. A inauguração será no dia 23 de setembro, às 17h, com entrada gratuita. O artista plástico Luiz Aquila, responsável por fazer o convite à Denise, conta que, por meio da arte, a artista leva o público a uma viagem ancestral, através das épocas, com todo seu talento, sensibilidade e competência.

Foto: Divulgação

Onde: Casa de Petrópolis – Avenida Ipiranga, número 716, no Centro

Quando: até o final de novembro, de sexta a domingo, das 10h às 16h

Entrada R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira)

Mais informações: educativo7erros@gmail.com

O local possui estacionamento rotativo.

2. Exposição de 30 anos da Feirinha de Itaipava

A Feirinha de Itaipava, um dos principais polos de moda de Petrópolis, comemora três décadas de sucesso e história com a exposição “30 Anos Tecendo Histórias”. A ação tem como objetivo resgatar a trajetória da Feirinha, proporcionando aos visitantes uma imersão nas memórias e momentos significativos do espaço. A mostra estará aberta ao público até o dia 15 de outubro, seguindo o horário de funcionamento da Feirinha de Itaipava.

A exposição ocupa um espaço de 144 metros quadrados, com 16 painéis impressos em tecido, exibindo depoimentos e imagens que narram a trajetória da Feirinha ao longo dos anos. Além da importante narrativa visual, a mostra também conta com um espaço central “instagramável”, especialmente projetado para que o público possa registrar fotos.

Foto: Joyce Jane Meyer

Onde: estacionamento da Feirinha de Itaipava que fica na BR-040, Km 63 – Sentido Rio

Quando: até 15 de outubro

Entrada gratuita

Veja também: Em comemoração aos 30 anos de existência, Feirinha de Itaipava inaugura exposição neste sábado

3. Exposições “Bestiário” e Indizível”

Os artistas Lucas Figueiredo e Ju Blesser inauguraram duas exposições de arte na Piccola Arena, no Rocio, em Petrópolis. Nas exposições, Ju apresenta ‘Bestiário’, tendo como ponto de partida textos feministas e o mulherismo ancestral, e Lucas ‘Indizível’, que revisita o movimento de arte moderna.

Na galeria um, Ju Bessler incorpora, de modo intencional, o que seriam erros de pintura. Do borrão, da tinta falhada, do papel rasgado nascem figuras oníricas, meio bicho, meio mulher, buscando na falsa geometria das pinceladas combater os pixels.

Na galeria superior, Lucas Figueiredo utiliza a superfície do papelão industrial numa pintura cujos resultados lembram Malevich. Escava o material, cobrindo algumas partes com camadas finas de tintas, de maneiras a não uniformizá-lo.

Foto: Divulgação

Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio, 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/ placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio. É preciso rodar mais 3km de estrada asfaltada para chegar lá)

Quando: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana. Até 29 de outubro.

Mais informações: (21) 99672-6153

Veja também: Artistas inauguram exposições de arte na Piccola Arena neste sábado no Rocio

4. Mostra “Coragem e Fé”

Fruto do talento e da criatividade de uma família de petropolitanos que, juntos, constituem a Di Paola Criações Artísticas, a exposição “Coragem e Fé” tem feito do processo de aprendizado da história local uma jornada de emoções e surpresas.

Pautada por peças em papel que contam importantes capítulos da trajetória de Petrópolis, a mostra tem em seu acervo itens em tamanho real que remetem aos colonizadores germânicos e à família imperial, com destaque para uma novidade lançada na reabertura da exposição: uma peça dedicada a D. Pedro I.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Onde: Casa da Princesa Isabel – Avenida Koeler, 42, em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara

Quando: até o final de outubro, de quinta a domingo das 10h às 13h e das 14h15 às 18h

Mais informações: @coragem.e.fe

Veja também: Exposição com peças de papel em tamanho real conta a história de Petrópolis na Casa da Princesa Isabel

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir