Connect with us

Artistas inauguram exposições de arte na Piccola Arena neste sábado no Rocio

Agenda

Artistas inauguram exposições de arte na Piccola Arena neste sábado no Rocio

Mostras ‘Bestiário’ e ‘Indizível’ apresentam, respectivamente, textos feministas e o mulherismo ancestral, e uma revisita ao movimento de arte moderna

Os artistas Lucas Figueiredo e Ju Blesser inauguram duas exposições de arte na Piccola Arena, no Rocio, em Petrópolis, neste sábado (9). No evento de abertura, que acontece às 16h, Ju apresenta ‘Bestiário’, tendo como ponto de partida textos feministas e o mulherismo ancestral, e Lucas ‘Indizível’, que revisita o movimento de arte moderna.

Foto: Divulgação

As mostras foram as vencedoras do Edital de ocupação das galerias da Piccola Arena 2023/2024 e trazem um contraste de visões e técnicas que prometem atiçar a reflexão e a curiosidade do público.

“Vale muito ver as duas exposições de pinturas como parte de um conjunto. É quase um Yin e Yang, feminino e masculino, duas energias fortes, opostas e complementares”, conta Jeanne Duarte, curadora da casa.

As galerias

Na galeria um, Ju Bessler incorpora, de modo intencional, o que seriam erros de pintura. Do borrão, da tinta falhada, do papel rasgado nascem figuras oníricas, meio bicho, meio mulher, buscando na falsa geometria das pinceladas combater os pixels.

Na galeria superior, Lucas Figueiredo utiliza a superfície do papelão industrial numa pintura cujos resultados lembram Malevich. Escava o material, cobrindo algumas partes com camadas finas de tintas, de maneiras a não uniformizá-lo.

‘Bestiário’ e ‘Indizível’ ficam em cartaz aos sábados, domingos e feriados, de 9 de setembro até 29 de outubro. Visitações de grupos podem ser marcadas também durante a semana, pelo telefone (21) 99672-6153. A Piccola Arena fica na Estrada do Rocio, 3507.

Foto: Divulgação

Sobre os artistas

Ju Bessler é artista visual, produtora cultural e designer por formação. Tem 20 anos de experiência como consultora e educadora em tecnologia e inovação. Participou de coletivas na galeria Emma Thomas (SP). Fez cursos na EAV (Parque Lage) e a formação Procedência e Propriedade, com Charles Watson. Ganhou o Prêmio de Reflexão Crítica sobre internet da Funarte (2011) com seu trabalho sobre semiótica. Lança sua primeira exposição individual na piccola arena.

Lucas Figueiredo, paralelamente à sua carreira como arquiteto e urbanista há 7 anos, explora sua pesquisa artística em exposições já realizadas por Petrópolis. Apesar do daltonismo, utiliza sua visão singular de cores para criar obras cativantes, combinando técnicas experimentais. Tem 27 anos, e sua história é um exemplo inspirador para outros jovens que buscam superar obstáculos e transformá-los em oportunidades de crescimento.

Pra anotar aí

Exposições “Bestiário” e “Indizível” 

Abertura: 9 de setembro (sábado), das 16h às 21h

Visitação: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana. Até 29 de outubro.

Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio, 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/ placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio. É preciso rodar mais 3km de estrada asfaltada para chegar lá)

Mais informações: (21) 99672-6153

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir