Connect with us

Atleta petropolitana se destaca em competições de Karatê no Brasil e no Mundo

Esporte

Atleta petropolitana se destaca em competições de Karatê no Brasil e no Mundo

Manuela Duringer competirá em outubro na Argentina e busca patrocínio

Adrenalina, garra e disposição são palavras em destaque no vocabulário da jovem Manuela Duringer, aluna do curso de psicologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e atleta, que ganha cada vez mais destaque em competições nacionais e internacionais de Karatê.

Foto: Divulgação

No Campeonato Nacional de Karatê-do Tradicional, na categoria de Kata individual, luta imaginária, ela conquistou a medalha de prata, e na categoria de Kumite Individual, combate corpo a corpo, a medalha de ouro. Na Copa Intercontinental de Karatê-do Tradicional, a atleta foi medalha de prata.

Psicologia do Esporte

É preciso perseverança para seguir à risca os treinamentos e se preparar devidamente para as competições. O segredo da atleta está em ter objetivos traçados, para que o treinamento esteja alinhado aos seus propósitos. Por isso, a estudante usufrui dos benefícios que a Psicologia do Esporte oferece a cada atleta que almeja conquistar um lugar no pódio.

“A pressão de estar em um campeonato de nível tão elevado é sufocante. O atendimento em Psicologia do Esporte me preparou para que eu soubesse lidar com as possíveis situações e formular soluções. Dessa forma, eu não fiquei ansiosa, pois tinha em mente as ferramentas para me socorrer, caso necessário. Mantive a calma durante as lutas, livre de expectativas”, destaca a atleta.

Manuela acrescenta ainda que “tenho certeza de que a minha vitória só foi possível por ter tido essa oportunidade com a Psicologia do Esporte, pois aprendi a lidar de forma mais saudável com meus medos a respeito da crítica alheia, do fracasso e de sair da zona de conforto. Sinto que é impossível estar 100% tranquila nessa situação, mas com certeza eu aprendi a ter maior domínio sobre o meu medo e o nervosismo”.

Atletas autoconfiantes são mais propensos a enfrentar desafios com determinação e a acreditar em seu próprio sucesso. Através de técnicas de construção da autoconfiança, como a visualização positiva e a autoafirmação, a Psicologia do Esporte fortalece a autoestima e oferece ferramentas essenciais para que os atletas possam enfrentar os desafios com mais coragem.

Foto: Divulgação

UNIFASE

“O psicólogo esportivo consegue desenhar de forma individualizada o caminho para cada atleta, não só no alto rendimento, mas em todas as categorias, faixas etárias, deficiências, reabilitação, entre outros. Todas as técnicas precisam estar alinhadas aos objetivos e quando o atleta é comprometido como a Manu, o resultado é o pódio”, explica Clévia Sies, coordenadora da especialização em Psicologia do Esporte da UNIFASE.

O trabalho de Psicologia do Esporte que está sendo realizado com a Manuela Duringer tem a proposta de estabelecer metas realistas e alcançáveis, desenvolver planos de treinamento eficazes e manter a motivação ao longo da carreira esportiva, para que continue progredindo em sua jornada esportiva.

“O preparo para as competições foi intenso e 100% produtivo! Nos encontramos duas vezes por semana até o dia da competição e em todos os encontros eu aplicava alguma ferramenta prática para que ela aprendesse e conseguisse fazer sozinha. Passamos pela psicoeducação, de como funciona a mente até o manejo emocional diante dos desafios e competições. Rastreamos todos os cenários para criarmos mecanismos de enfrentamento, para que ela pudesse ter mais controle sobre as diversas situações, criamos ritual e ela aprendeu a respirar corretamente. A Manu é uma paciente incrível, muito empenhada! Sinto muito orgulho em caminhar ao lado de uma atleta tão especial. Manu vai longe representando esse Brasil”, comenta Rafaela Parnes, psicóloga egressa do curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da UNIFASE.

Competição na Argentina

Agora, Manuela está se preparando para mais uma competição internacional, que será realizada em outubro deste ano, na Argentina.

“A próxima competição é a Copa Panamericana Interclubes, na Argentina. Lá, só poderão participar países da América. Os custos com hospedagem, passagem e alimentação são obstáculos que podem impedir o potencial de muitos atletas. Por isso, convido àqueles interessados em me patrocinar a entrarem em contato através do meu Instagram @manu.empty.hands, no qual eu mostro o meu dia a dia, desde o preparo até as competições, dentre outras coisas. Quero mais uma vez ultrapassar essa barreira e conquistar medalhas para o meu país”, conclui a atleta.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir