Connect with us

Conheça a história da primeira fábrica de queijos legalizada de Petrópolis; saiba como visitá-la

Cidade

#PequenosEmpreededores

Conheça a história da primeira fábrica de queijos legalizada de Petrópolis; saiba como visitá-la

Augusto Andrade Macedo é mais um exemplo de que aposentadoria deixou de ser sinônimo de descanso. Na sétima reportagem da “Série Pequenos Empreendedores”, conheça a LeitepurO

Foi aos 72 anos de idade, que Augusto Andrade Macedo resolveu empreender no ramo de laticínios, gerenciando a fábrica de queijos LeitepurO. Carioca, Augusto teve seu primeiro contato com Secretário há 34 anos, mas foi há 15 que ele adquiriu um sítio e mudou-se para a região.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Início da produção de queijos

No ano de 2012, o empreendedor montou uma queijaria numa das baias de cavalo que tinha, onde, inicialmente, só produzia queijo minas frescal para a família e amigos. Vendo o potencial desse hobby virar negócio, ele fez um curso na então queijaria-escola Frialp, em Nova Friburgo, e passou a produzir mais três tipos de queijo. Em 2017, quando veio a aposentadoria, Augusto decidiu vender sua empresa imobiliária para abrir a própria fábrica e aumentar a produção.

Fotos: Divulgação – arquivo Sou Petrópolis

A fórmula perfeita

Mas não foi tão fácil assim. Augusto acredita que foram quatro anos de trabalho até que fosse atingida a fórmula do “queijo perfeito”. ” A produção é toda feita artesanal. Regula a taxa de sal daqui, troca o fermento dali, mexe a massa por mais ou menos tempo. E foi assim que consegui aperfeiçoar a produção e atingir a consistência e o sabor ideais”, conta.

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

Dos queijos a novos produtos

Como brinca Augusto, existem aqueles que não podem comer, mas encontrar quem não goste de queijo é difícil. E, no caso da LeitepurO, a produção é focada em sete diferentes tipos: o prato lanche, prato raclette, meia cura, o minas padrão, o minas frescal, mussarela e o coalho. “Estamos sempre pesquisando e inovando nossos produtos. Agora temos um novo queijo minas frescal que não derrete, quando for esquentado. E para os amantes de doce, o doce de leite adoçado com maçã em pó, sem conservante e sem adição de adoçantes. É um negócio diferenciado”, revela o empreendedor.   

Fotos: Divulgação   

Instalações de ponta

A fábrica fica localizada a 2 km do centro da Vila de Secretário, no Sítio Paraná, na rodovia RJ-123. Conforme as determinações da Secretaria de Agricultura do Estado, as instalações da LeitepurO transmitem a responsabilidade do Augusto em prol da qualidade dos queijos que produz. Supervisionada por uma médica veterinária, a produção não só cumpre, como parece ultrapassar os padrões de higiene esperados por um visitante.

Fotos: divulgação

Visitação à fábrica com direito à degustação

A LeitepurO conta com visita guiada à fábrica, que o visitante conhecerá na teoria, e também na prática, todo o processo da produção de queijos,  e ao curral de ordenha, onde as vaquinha Catarina e Paçoca são as atrações e a degustação de queijos. O passeio, que dura aproximadamente 90 minutos, pode ser feito somente aos sábados e em dois horários: 10h30 e 14h30. O agendamento deve ser feito previamente pelo telefone: (24) 99323-6147.

Fotos: divulgação

Onde encontrar os produtos da LeitepurO?

Com toda estrutura pensada e montada ao longo desses anos, hoje a fábrica produz mensalmente 4 mil litros de leite e 5 mil queijos. Os produtos são encontrados em alguns estabelecimentos da cidade, como no Hortomercado de Itaipava em 2 boxes – do Fernando e Daniel, e no Paiol da Praça em Secretário. Encomendadas podem ser feitas pelo WhatsApp  (24) 99323-6147.

Fotos: Divulgação

O segredo do sucesso, Augusto conta que é: “tudo produzido com carinho do início ao fim — e olha que são 20, se não mais etapas desde a pasteurização do leite até a embalagem —, os queijos são de uma qualidade singular e de dar água na boca”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir