Connect with us

[Nome das Ruas] Quem é o sargento da rua Sargento Boening, em Petrópolis?

História

[Nome das Ruas] Quem é o sargento da rua Sargento Boening, em Petrópolis?

Conheça a história do militar Sargento Francisco Luís Roberto Boening

Conhecido por ter sido um dos locais atingidos pelas chuvas de 2022, a rua Sargento Boening guarda muita história por trás de seu nome. Nesta segunda edição da série #NomeDasRuas, descubra quem é o personagem homenageado por este local de Petrópolis.

Foto: Petrodrone

Filho de Francisco Boening e Frederica Joana Boeningum, o Sargento Francisco Luís Roberto Boening era um militar que gerou grande importância para a história do Brasil e de Petrópolis. Nascido na cidade, ele residiu na Rua 7 de Abril.

Em 1944, embarcou para alto mar para uma guerra. O Sargento comandava um grupo de combate nas ações ofensivas, lutando com êxito e orgulho. Depois de atingir o objetivo que lhe foi determinado em sua missão, foi à frente de seu grupo em uma batalha, que atingido por um tiro, morreu com honra e admiração por defender o seu país.

Foto: Divulgação Petrodrone

No momento em que era transportado para um posto de socorro, pouco antes de morrer, disse ainda algumas palavras que ficaram como exemplo de um soldado brasileiro em batalha. “Eu não posso mais avançar com os meus companheiros. Diga a eles que sigam e sejam felizes”.

Foi quando a notícia de sua morte chegou na Rua 7 de Abril, onde moravam seus pais, por meio de uma carta enviada pelos correios.

A mensagem dizia: “Bastante pezaroso, comunico-vos, de ordem do exmo. sr. ministro, o falecimento em operações de guerra na Itália, no dia 14 de abril do corrente ano, do 3º sargento Francisco Luiz Roberto Boening, da Fôrça Expedicionária Brasileira. Lamento sinceramente ter de vos transmitir essa infausta notícia, mas é oportuno e confortador, principalmente para os parentes mais próximos, saber que o 3º sargento Francisco Luiz Roberto Boening em terra estrangeira soube honrar as tradições gloriosas do soldado brasileiro, demonstrando no campo de batalha nobres virtudes morais“.

Sargento Francisco Luís Roberto Boening morreu em serviço da Pátria e defendeu com a própria vida. Foi assim que se tornou um exemplo de honra e orgulho, tornando-se um incentivo para familiares e amigos. Assim, que na época, nasceu o bairro com o nome registrado de “Sargento Boening”.

Fonte: IHP – Instituto Histórico de Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir