Connect with us

Bauernfest começa na próxima semana com muita música, desfiles e comidas típicas em Petrópolis

Agenda

Bauernfest começa na próxima semana com muita música, desfiles e comidas típicas em Petrópolis

Evento segue até o dia 9 de julho com shows musicais, exposições, competições, oficinas, desfiles e muito mais!

A 34ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, começa na próxima sexta-feira (23) em Petrópolis. O evento, que é o segundo maior do gênero no Brasil, segue até o dia 9 de julho com uma programação recheada de música, danças, concursos e comidas típicas da cultura alemã.

Foto: Divulgação

Programação do primeiro dia

Já no dia 23, o evento terá apresentações de grupos folclóricos no Palácio de Cristal e show na Praça da Liberdade (Dichtergarten – Jardim dos Poetas), além da sangria do primeiro barril de chope.

Serão 17 dias de muita festa e valorização da cultura germânica. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, e pelo Clube 29 de Junho.

Veja também: Bauernfest começa neste mês com muita música, concursos, chope e comidas típicas

Foto: Edgar Pujol

Espaços

O coração da Bauernfest é, sem dúvidas, o Palácio de Cristal, onde acontece a maior parte da programação. Além deste espaço, a festa se estenderá para a Rua Alfredo Pachá, que vai receber 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes, e para a Casa da Educação Visconde de Mauá, que vai receber o restaurante oficial da festa, que ainda será definido.

A Praça da Liberdade também receberá a festa, com mais quatro espaços gastonômicos e duas foodbikes, além do Centro de Cultura Raul de Leoni, Museu Casa do Colono e os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse. Para estes lugares, a programação será divulgada na próxima semana, segundo a Prefeitura.

Fotos: @mathiasrj e @soupetropolis

Restaurantes

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal foram definidos pelo Clube 29 de Junho. São eles: Casa Brüder, Casa do Alemão, Gehren, Kiosque do Alemão, Pavelka e Scharder, além do próprio Clube, que também terá um restaurante no espaço.

Outros estabelecimentos conhecidos por oferecerem o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis, e que vão poder ser apreciadas pelos visitantes, são a chocolateria Katz e a confeitaria Willemsen.

comidinhas bauern - sou

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Cervejarias

Além da parte gastronômica, as cervejas artesanais também vão marcar presença. 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis vão participar do evento, em um espaço compartilhado nos jardins do Palácio de Cristal.

São elas: Alter, Brassaria Matriz, Brewpoint, Colonus, Criatura, Da Corte, De Souza, Doutor Duranz, Duas Torres, Duzé, Guapa, Latitude22hopgarden, Madame Machado, Odin, Real, Rocky Garden, Sampler, Serra Velha e Tortuga.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Desfiles

Os tradicionais desfiles da Bauernfest vão acontecer nos três finais de semana da maior festa de Petrópolis. Os desfiles folclóricos acontecem no primeiro e último domingo da festa, nos dias 25 de junho e nove de julho, respectivamente. As apresentações pelas ruas do Centro Histórico têm início às 10h. A programação é gratuita.

Já o Desfile das Lanternas acontece no sábado, dia primeiro de julho. A programação também é gratuita e o cortejo passa pelas ruas que ficam no entorno do Palácio de Cristal, palco principal da Bauernfest. O desfile tem início às 20h e logo após, acontece o concurso de lanternas.

Veja também: Tradicionais desfiles da Bauernfest acontecem nos três finais de semana da festa

Foto: Divulgação

Concursos

A programação Bauernfest vai contar com os tradicionais e animados concursos de chope em metro, da lanterna, do chapéu mais enfeitados e de poesia.

“Esses concursos, além de serem tradicionais, são muito animados e há sempre muita gente interessada em participar e também em assistir. Eles acontecem dentro do Palácio de Cristal, o palco principal da Bauernfest”, comentou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Veja também: Bauernfest terá concursos de chope em metro, lanterna, chapéu mais enfeitado e poesia

Foto: Isabela Lisboa

Jogos Germânicos

As competições da quinta edição dos Jogos Germânicos de Petrópolis, que integram a programação da Festa do Colono Alemão, começam no dia 24 de junho. Cabo de guerra, corrida de saco, da bolinha na colher, com toras e com barril de chopp vão acontecer na Praça da Liberdade, nos três fins de semana do evento.

Veja também: Jogos germânicos prometem animar a 34ª Bauernfest em Petrópolis 

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir