Connect with us

A um mês da Bauernfest, veja tudo o que você precisa saber sobre a Festa do Colono Alemão em Petrópolis

Lazer

A um mês da Bauernfest, veja tudo o que você precisa saber sobre a Festa do Colono Alemão em Petrópolis

Decubra a programação, quais as opções de gastronomia, dicas de onde se hospedar e muito mais!

Os amantes de cerveja e da culinária alemã já podem comemorar! A 34° edição da Bauernfest, Festa do Colono Alemão, começa no dia 23 de junho em Petrópolis. A celebração é a segunda maior do gênero no Brasil e atrai turistas de várias partes do país para curtir o festival, que conta com muita música, cerveja, comida e cultura típica da Alemanha. Há um mês do evento, separamos neste guia, tudo o que você precisa saber sobre a Bauernfest.

Fotos: @mathiasrj e @soupetropolis

1. Data

Neste ano, a Bauernfest será realizada entre os dias 23 de junho e 9 de julho. A escolha de realizá-la no inverno, período de alta temporada para o turismo, soma-se ao cenário da cidade e traz o clima da Alemanha para Petrópolis.

Foto: @celiaregina.montenegro

2. Horário de funcionamento

O evento funcionará de terça a quinta, das 12h às 22h; às sextas e sábados, das 10h às 00h; e aos domingos, das 10h às 22h. Às segundas-feiras, não haverá funcionamento.

Foto: Divulgação

3. Onde acontece?

O coração da Bauernfest é, sem dúvidas, o Palácio de Cristal, onde acontece a maior parte da programação. Porém, além deste espaço, a festa se estenderá para a Rua Alfredo Pachá, que vai receber 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes, e para a Casa da Educação Visconde de Mauá, que vai receber o restaurante oficial da festa, que ainda será definido.

A Praça da Liberdade também receberá a festa, com mais quatro espaços gastonômicos e duas foodbikes, além do Centro de Cultura Raul de Leoni, Museu Casa do Colono e os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse. Para estes lugares, a programação ainda não foi divulgada.

Foto: Ascom PMP

4. Programação Cultural

No Palácio de Cristal, sobem aos palcos Koblenz e Engelbert Seilert diversas atrações. No palco Koblenz, na área externa do Palácio, os visitantes podem assistir às apresentações dos grupos folclóricos de dança, durante todos os dias de festa.

Já o palco Engelbert Seiler recebe as bandas tradicionais germânicas, o tradicional Bailão e ainda os concursos. Entre os mais conhecidos e disputados está o Chope a Metro. Uma competição que atrai petropolitanos e visitantes para descobrir quem é capaz de beber um metro de chope no menor tempo. Destaque ainda para os concursos do chapéu mais enfeitado, lanterna mais bonita e de poesia.

Para este ano, estão confirmadas duas edições do Baile Geração Prateada, voltado para o público 60+, também no Palácio de Cristal, e o tradicional Bailão, com bandas musicais germânicas. No total, serão cerca de 200 atrações, que incluem corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.

Foto: Isabela Lisboa

5. Restaurantes

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal foram definidos pelo Clube 29 de Junho. São eles: Casa Brüder, Casa do Alemão, Gehren, Kiosque do Alemão, Pavelka e Scharder, além do próprio Clube, que também terá um restaurante no espaço.

Outros estabelecimentos conhecidos por oferecerem o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis, e que vão poder ser apreciadas pelos visitantes, são a chocolateria Katz e a confeitaria Willemsen.

comidinhas bauern - sou

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

6. Cervejarias

Além da parte gastronômica, as cervejas artesanais também vão marcar presença. 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis vão participar do evento, em um espaço compartilhado nos jardins do Palácio de Cristal.

São elas: Alter, Brassaria Matriz, Brewpoint, Colonus, Criatura, Da Corte, De Souza, Doutor Duranz, Duas Torres, Duzé, Guapa, Latitude22hopgarden, Madame Machado, Odin, Real, Rocky Garden, Sampler, Serra Velha e Tortuga.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

7. O que é o Biergarten?

Do alemão “jardim da cerveja”, o Biergarten é uma extensão da Bauernfest que acontece no gramado em frente à Câmara Municipal, na Praça Visconde de Mauá, também conhecida como Praça da Águia. No local são encontradas comidas típicas, muita cerveja artesanal e apresentações musicais.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

8. Onde conhecer mais da cultura alemã?

Última casa germânica remanescente em Petrópolis, a Casa do Colono, construída em 1847, foi residência de famílias de colonos – a primeira delas a Kaiser. O acervo do local é de cerca de 336 peças doadas por descendentes dos imigrantes e evidencia o estilo de vida simples da época.

Saiba mais: 8 fatos e curiosidades sobre a Casa do Colono, localizada em Petrópolis

Foto: Bruno Ferreira Soares

9. Festa Tanzen

A Festa Tanzen, que faz sucesso durante a Bauernfest desde 2015, fará uma nova edição neste ano, que promete ser a maior desde o seu início. O evento acontecerá do dia 23 de junho até 8 de julho com um line up recheado de artistas nacionais como Dubdogz, MD Chefe, Zuffo, MC Marcinho e FP do Trem Bala, além de músicos locais como Vitor Ventura, David RF, Bandeira e muitos outros.

Saiba mais: Dubdogz, MD chefe, MC Marcinho e outros artistas se apresentam na Tanzen, em Petrópolis

Fotos: Reprodução Youtube @MDChefe e @Dubdogz, Instagram @mcmarcinho

10. Onde se hospedar?

  •  Pousada Dom Petrópolis

Sediada em um casarão histórico famoso por ter abrigado a primeira legação do Japão no Brasil, a Pousada Dom Petrópolis fica no Centro da cidade. A partir dela, é possível fazer boa parte dos circuitos e passeios a pé, como o tour pela Bohemia – primeira cervejaria do Brasil. O estabelecimento é pet friendly e tem café da manhã com produtos regionais.

Endereço: Av. 7 de Abril, 609 – Centro

Telefone para contato: (24) 98847-7298 – WhatsApp

Saiba mais: @pousadadompetropolis

Fotos: Divulgação
  • Pousada Pataca de Prata

No coração da cidade, a Pataca de Prata é uma pousada antiquário que permite que o hóspede vivencie a Cidade Imperial através do mobiliário de época. Tem aconchego melhor que esse? O espaço fica em meio à natureza, ao mesmo tempo em que tem como “quintal” a Praça da Liberdade e alguns dos principais cartões-postais da cidade.

Endereço: E. Eng. Miguel Detsi, 85 – Centro

Telefone para contato: (24) 99314-9543 – WhatsApp

Saiba mais: @patacadeprata

Fotos: @karllapetinari – Divulgação
  • Pousada Palácio de Cristal

Como o próprio nome já diz, esta pousada fica próxima a um dos principais pontos turísticos da cidade imperial e onde ocorre a maior parte da programação da Bauernfest, o Palácio de Cristal. Destacando-se pelo conforto, a Palácio de Cristal é o lugar ideal para quem procura descanso sem perder a praticidade que o centro da cidade proporciona.

Endereço: Av. Piabanha nº 109 – Centro

Telefone para contato: (24) 2245-2781

Saiba mais: @pousadapalaciodecristal

Fotos: Divulgação
  • Pousada Catedral

A Pousada Catedral fica bem no coração da cidade – atrás da Catedral São Pedro de Alcântara e a 2 minutos a pé do Museu Imperial. Pet friendly, ela tem estacionamento próprio e um restaurante com cardápio completo que é, inclusive, aberto ao público. A casa é linda, histórica e muito aconchegante. Interessante também é que por lá você vai encontrar suítes espaçosas para até 4 pessoas. Perfeito para grupos!

Endereço: Rua Raul de Leoni, 109 – Centro Histórico de Petrópolis

Telefone para contato: (24) 2235-2647

Saiba mais: @pousadacatedralpetropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
  •  Casa Imperatriz

Localizada em um casarão histórico com mais de um século de existência tombado pelo Iphan, a Casa Imperatriz fica a cinco minutos do Centro de Petrópolis e oferece café da manhã como parte da diária. A pousada também é “vizinha” da Rua Teresa – o maior shopping a céu aberto do Rio! Ideal para quem procura por um ótimo custo benefício.

Endereço: Rua Doutor Sá Earp, 909 – Morin

Telefone para contato: (24) 2237-0234 – WhatsApp

Saiba mais: @casa.imperatriz

Fotos: Divulgação e @sam_fotografia_13

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir