Connect with us

Dia do Turista: após dez anos, jovem retorna a Petrópolis e relembra histórias da infância

Cidade

Dia do Turista: após dez anos, jovem retorna a Petrópolis e relembra histórias da infância

Curitibana, Ana Luiza tem 23 anos e conta que chegou a cursar dois períodos de História devido à experiência que teve quando visitou a cidade pela primeira vez

Nesta terça-feira (13) é celebrado o Dia do Turista. Dados do Ministério do Turismo do Brasil apontam Petrópolis no topo dos destinos mais visitados do país. Seja pelos pontos turísticos, clima, gastronomia e por suas histórias, a cidade inspira os visitantes a retornarem e recordarem das lembranças.

É o caso da curitibana Ana Luiza Garcia Escuissato, de 23 anos. Sua primeira viagem à Cidade Imperial foi ainda na infância, acompanhada da avó materna, Gerusa, que queria que os netos vivenciassem o cenário do que eles aprendiam no colégio. 

Foto: Arquivo  pessoal

“Viajamos eu, minha avó e meu primo, em 2011. Eu tinha 10 anos, mas lembro da cidade muito calma. Petrópolis foi um lugar que marcou muito a minha infância, a energia que eu senti é algo muito especial”, diz.

E os dias vividos na infância, em Petrópolis, foram recordados por Ana Luiza no ano de 2021, com os seus pais. ”Voltei com a minha mãe e o meu pai. Tive a oportunidade de reviver minhas memórias de infância. Novamente, pude escutar a história do Brasil por alguém [a guia de turismo Raquel Neves],  tão apaixonada sobre o assunto quanto eu”, afirma.

Guia de turismo como referência

Fundamental no atendimento ao público, Ana Luiza lembra dos ensinamentos obtidos com Raquel ainda na infância e que mais tarde tiveram influência até na escolha de seus estudos.

Fotos: Arquivo pessoal

“Eu sempre gostei de história. Com certeza foi na cidade que tomei ainda mais gosto. O carinho e as informações riquíssimas passadas pela Raquel só melhoraram a minha experiência. Lembro de voltar para a escola e contar sobre o passeio para todos os meus amigos por meses. Mais tarde, cheguei a cursar dois semestres do curso de história na universidade”, diz.

Embora tenha seguido na área de publicidade e marketing, Ana Luiza ressalta a cidade como referência. “Apesar de gostar muito, história é mais um hobby. Mas a cidade é a minha referência. O Museu Imperial é fenomenal, seja nas minhas memórias de infância como de adulta”.

Foto: Arquivo pessoal

A curitibana garante que tem a cidade como roteiro até mesmo de suas próximas viagens. “Petrópolis faz parte da minha vida. Sempre que tiver oportunidade voltarei”, diz Ana Luiza.

Veja mais:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir