Paratleta de Petrópolis é convocado para campeonato internacional, na França
Arthur Rodrigues, de 19 anos, tem síndrome de down e vem superando desafios e se destacando no mundo dos esportes
O paratleta Arthur Rodrigues, de 19 anos, foi convocado para os Jogos Global Games 2023, na França. O jovem petropolitano integra a seleção brasileira e vai disputar a modalidade de atletismo, na categoria T21 (Síndrome de Down).
O campeonato ocorre até o dia 10 de junho. Ao todo, são 80 países participantes, com mais de mil atletas. “Estou muito feliz em estar representando o Brasil e, se Deus quiser, levarei uma medalha para a gente comemorar. Vamos Brasil!”, comemora o jovem.
Foto: Arquivo Pessoal
História
Arthur nasceu com uma cardiopatia grave e operou o coração aos 11 meses, o que não foi um obstáculo para o futuro do atleta. “A cirurgia dele foi um sucesso. Quando se recuperou o médico afirmou que ele poderia se tornar um atleta e apostamos nisso”, conta a mãe, Fabiana Teixeira.
Foto: Arquivo Pessoal
Foi após o resultado positivo da operação que o Arthur começou na natação para melhorar a qualidade respiratória. “Em pouco tempo, o professor falou que ele tinha porte para o atletismo e resolvemos testar. Foi certeiro. Hoje, ele é um paratleta com muitas conquistas”, afirma a mãe orgulhosa.
Para Fabiana, é gratificante ver toda a evolução do filho no esporte. “É uma grande alegria poder acompanhar todo desenvolvimento dele e saber que pelo seu talento está entre os melhores do mundo. Quando ele vestiu o uniforme da seleção brasileira, minha voz embargou de tanta emoção. Tenho muito orgulho do homem que ele se tornou”, destaca.
Foto: Arquivo Pessoal
Conquistas
Desde cedo demonstrando habilidades pelo futebol e chamando atenção dos técnicos, Arthur já coleciona vitórias em importantes campeonatos: Paraescolares 2018, 2019 e 2021; medalhas de ouro no salto em distância, no Campeonato Brasileiro de Atletismo Down em São Paulo de 2022; medalha de prata 100m e, ouro nos 200m, na Copa Brasil de Atletismo São Paulo 2022.
As participações de Arthur nas competições podem ser acompanhadas pelas redes sociais @arthurrodrigues.of.
Veja também:
- Amor mais que especial: reencontro de casal com Síndrome de Down em Petrópolis viraliza na internet
- Judoca petropolitano conquista medalha de ouro em competição no Espírito Santo
- Veja 10 atletas petropolitanos que são destaque no Brasil e no mundo