Connect with us

Veja 10 atletas petropolitanos que são destaque no Brasil e no mundo

Cultura

Veja 10 atletas petropolitanos que são destaque no Brasil e no mundo

No futebol, bike, maratona e até na vela, os petropolitanos vem ganhando cada vez mais espaço no esporte

* Matéria atualizada às 14h  no dia 05/06/2023

Petrópolis tem sido um celeiro de grandes personalidades há anos. No esporte, a dinâmica não é diferente, tendo apresentado os atacantes Kevin Kurany e Marcelo Macedo, a Cidade Imperial agora tem dois jovens no elenco de Fluminense e Vasco da Gama, um jogador experiente no Botafogo e o outro na Europa.

Mas o futebol não é o único esporte que conta com talentos petropolitanos. Confira a lista com 7 atletas nascidos na cidade e que são destaque nacional e/ou internacional.

1- Gabriel Pec ( Vasco da Gama)

Foto: @gabrielpec01 no Twitter

Gabriel Pec é um dos atuais destaques do Vasco, que disputa a Série B. O jovem, de 21 anos, usa o “PEC” no nome em homenagem ao Petrópolis Esporte Clube, mesmo que nunca tenha atuado lá.

Quando começou no Vasco, o treinador do futsal do clube conhecia o time de Petrópolis e, como havia outro Gabriel na equipe, apelidou o Gabriel de Petrópolis como Gabriel Pec.

Pec tem 92 jogos pelo Vasco, com sete gols e sete assistências.

2- Luiz Henrique (Fluminense)

Foto: Twitter do Fluminense FC

Com apenas 21 anos, Luiz Henrique é um dos melhores jogadores do Fluminense desde a metade da última temporada.

Também nascido em Petrópolis, o jovem acabou de ser vendido ao Real Betis, da Espanha, por R$ 70 milhões. Luiz Henrique tem 111 jogos pelo Fluminense e marcou 13 gols, além de contribuir com 11 assistências. O jogador deu seus primeiros passos no time do Carangola.

3- Os gêmeos Fábio e Rafael (Grêmio e Botafogo)

Foto: Twitter do Botafogo FR

Quando surgiram na base do Fluminense, Fábio e Rafael rapidamente ganharam fama por sua habilidade, sendo logo contratados pelo Manchester United, da Inglaterra.

Fábio atualmente joga pelo Grêmio. A carreira toda foi construída na Europa e em boa parte atuou preferencialmente pelo lado esquerdo, mesmo sendo destro. Foi no futebol francês, por onde atuou por quatro temporadas e meia, que se tornou, definitivamente, um ala pela direita.

Rafael está no Botafogo, onde briga pela titularidade, mas sofre com as condições físicas. Pelo clube carioca, o lateral direito tem cinco jogos e ainda não marcou gols. Ao todo, Rafael entrou em campo 352 vezes, marcando 8 gols e dando 27 assistências.

4- Leozinho (futsal)

Foto: Magnus Futsal

Conhecido como o novo Falcão, Leozinho já venceu o prêmio de melhor jogador jovem de futsal do mundo duas vezes. O atleta tem 23 anos e atua no Magnus, mas começou a carreira no Palmeira de Petrópolis. Desde o início, em 2017, Leozinho tem 84 jogos e 25 na Liga Futsal.

5- Henrique Avancini (Mountain Bike)

Foto: Arquivo pessoal Henrique Avancini

Aos 33 anos, Henrique Avancini é o único brasileiro a ser campeão em todas as categorias do Mountain Bike, da base ao profissional. Avancini também venceu a Copa da Mundo em 2018. Nascido em Petrópolis, a paixão pelo ciclismo começou em casa, passada pelo pai, que foi atleta nos anos 70.

6- Gabriel Borges (Vela)

Aos 29 anos, o petropolitano Gabriel Borges disputou as Olimpíadas de Tokyo no ano passado representando o Brasil na Vela.

Fotos: Arquivo Pessoal Gabriel Borges

7- Daniel Chaves (Maratona)

Quem também representou o país nas Olimpíadas de Tokyo foi o maratonista Daniel Chaves, de 33 anos.

Foto: Arquivo Pessoal

8- Gustavo Dohmann (Fluminense)

Aos 18 anos, o jovem petropolitano Gustavo Dohmann foi inscrito para a Copa Libertadores da América, maior torneio de futebol do continente sul-americano.

No ano passado, os esforços de Gustavo foram recompensados com o primeiro contrato profissional com o Fluminense. Volante de marcação, mas que sabe sair para o jogo, o jovem cresceu na equipe ao lado de Arthur, considerado a maior promessa do tricolor carioca desde o lateral Marcelo, ex-jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira.

Foto: Reprodução do Instagram

9- Vitória Mendonça (Vôlei de Praia)

A vida de Vitória no esporte começou aos 8 anos, quando passou a ter aulas de vôlei de praia com os dois irmãos. Aos 13 anos, a atleta foi para o Flamengo, onde permaneceu até os 15 anos e disputou alguns campeonatos estaduais pelo clube. Aos 21, foi campeã brasileira Sub-21, já demonstrando o talento necessário para representar o Brasil no futuro.

Foto: Arquivo pessoal

10- Rebeca Pereira (Tênis)

A tenista petropolitana Rebeca Pereira, de 28 anos, venceu a 15ª etapa do Campeonato Mundial de Tênis, disputada em Curitiba no dia 21 de maio. Considerada uma das melhores tenistas do mundo na atualidade, Rebeca segue na disputa para uma vaga nas Olimpíadas de 2024.

Foto Arquivo Pessoal Rebeca Pereira

Conhece mais algum? Deixe nos comentários =)

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir