Connect with us

Artista petropolitano inaugura exposição inspirada em passinhos de funk neste domingo

Agenda

Artista petropolitano inaugura exposição inspirada em passinhos de funk neste domingo

Obras estarão expostas no Sesc Nogueira, com entrada gratuita. Evento de abertura contará ainda com roda de conversa e uma série de exercícios de dança ao ar livre

Neste domingo (28), o ilustrador petropolitano Caick Carvalho inaugura a exposição visual “Funk, corpo e movimento”, no Sesc Nogueira, com entrada gratuita. O evento de abertura, que acontece às 15h, contará ainda com uma roda de conversa e uma série de exercícios de dança ao ar livre, com dois bailarinos de uma companhia de dança.

Fotos: Divulgação

“A experiência, como um todo, vai trazer uma compreensão bem legal pro público sobre o contexto dos desenhos”, conta o artista, que transmite o movimento cultural periférico do “passinho” em obras visuais, dando forma e cor aos corpos que exaltam esses movimentos e trabalhando esteticamente poses que exploram torções, alongamentos e a energia dessa dança.

O passinho

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro desde 2018, o Passinho é uma dança social que surgiu no início dos anos 2000, no seio da cultura Funk nas comunidades cariocas, e se caracteriza como um movimento coordenado e veloz dos pés e das mãos, misturando diversos estilos, como o break, a capoeira, o frevo, o vogue e até o ballet clássico.

Fotos: Divulgação

Cultura local

Caick sempre foi encantado pelas histórias de super heróis e, por muito tempo, foi isso o que o motivou a aprender sobre desenho e a arte de contar histórias. Com o tempo, porém, o petropolitano foi amadurecendo o fato de ser um artista brasileiro e percebendo que as produções que ele consumia e se inspirava, não eram feitas em seu país.

“O fato de eu ser brasileiro, gostar da cultura do meu país e me encontrar desenhando pessoas que produzem arte e cresceram dentro do mesmo contexto cultural que eu, me gera brilho nos olhos. De repente, caiu a ficha em mim de que eu estou construindo algo lindo sobre pessoas incríveis que fazem feitos incríveis e reais sobre a sua própria cultura”, comenta.

Fotos: Divulgação

Outro fator que influenciou Caick a produzir esse tipo de arte foi que, nas histórias de super heróis, sempre há muita violência, característica essa, que não agrade o petropolitano. “Quero produzir uma arte descolonizante, quero conseguir falar sobre força e potência sem precisar falar sobre violência. Quero produzir arte que fale sobre tudo que temos de melhor e de mais bonito, quero exaltar a potência da nossa cultura”, finaliza.

O artista pode ser acompanhado nas redes sociais @caickcarvalho.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Exposição “Funk, corpo e movimento”

Onde: Sesc Nogueira, Estrada do Calembe, 2000 – Nogueira

Quando: a partir do dia 28 de maio, às 15h. Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 19h

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir