Connect with us

Baixas temperaturas e eventos atraem turistas para Petrópolis

Turismo

Baixas temperaturas e eventos atraem turistas para Petrópolis

Destaque da cidade, baixa temperatura, atrações e alta temporada do montanhismo já dão retornos no turismo e no comércio

Até o ‘petropolitano-raiz’ que convive com temperaturas mais baixas em mangas de camisa já tirou o casacão do armário e calçou botas. E os turistas que chegam à cidade vêm atraídos pela baixa temperatura como a registrada na sexta-feira, de 8°C. E olha que o inverno só começa daqui a um mês.

Foto: @art.plumm

O mês de maio tem sido marcado para um alta do turismo na cidade mais famosa da serra do Rio com uma queda de temperatura bem antes da estação mais fria e da alta temporada. Além disso, Petrópolis ainda tem mais de 10 grandes eventos confirmados até o fim do ano, o que promete atrair ainda mais turistas para a cidade.

Com mais dois finais de semana este mês, maio deve fechar com a rede hoteleira aquecida, de acordo com a previsão do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. A semana começou com 52% de reservas para o final de semana, mas já aumentou para 70% assim que a temperatura caiu em todo o Estado do Rio.

Promessa de frio até o fim do mês

O dia mais ‘quente’ de maio, em temperatura mínima, em Petrópolis, vai ser de 12°C  no dia 29.  As mínimas vão ficar sempre abaixo de 11°C até o final do mês e as temperaturas máximas em torno de 21°C, de acordo com  o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

É com esse cenário, de muito frio, mas de dias secos, sem chuva, que o setor de gastronomia, além da rede hoteleira, se preparou com cardápios especiais e um ‘aquecimento’ extra, com cobertores e mantas à disposição, além de deliciosas bebidas, como o tradicional chocolate quente, e lareiras acesas, os estabelecimentos criam uma atmosfera aconchegante.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Entram nesta pauta o clássico fondue, acompanhado de uma vasta seleção de vinhos. Apesar das temperaturas baixas, também prevalece a tradição cervejeira da cidade e mesmos que os termômetros marquem temperaturas de apenas um dígito, a cerveja gelada continua sendo a pedida, afinal, faz parte das raízes de Petrópolis, com colonização germânica.

E a rede hoteleira e de gastronomia, está preparada para o frio e para receber o turista. Cobertores e mantinhas, cadeiras encapadas com encostos de pelos (sintéticos) de carneiro, aquele chocolate quente e as lareiras estão a postos, assim como o tradicional fondue que não falta nos bares e restaurantes.

“O inverno vem chegando mais cedo.  No ano passado, presenciamos um verdadeiro boom de turistas no início de maio, quando as temperaturas despencaram, e esse movimento intenso persistiu até o final de julho”, revela Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Este ano, a rede hoteleira, composta por 6,5 mil leitos, já registra uma demanda crescente com ocupação de 80% nos finais de semana. “O desafio agora é manter essa alta taxa também nos dias úteis”, enfatiza Samir.

Cafeterias são atrativos

Cafeterias e delicatessens também têm ficado lotadas em especial nas tardes. É um programa muito acolhedor, muito intimista, ter essa pausa para um café, um chocolate e uma torta. Na Katz Chocolates, uma das mais tradicionais da cidade, o cardápio de inverno além do fondue, reserva delícias como  o “capuccino da realeza”, com borda de Nutella e o “café serrano” com leite condensado e chantilly.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

“O movimento está bem acelerado já. Nosso público é formado por 90% de turistas e o pessoal está vindo curtir o frio e procurando as bebidas e pratos de inverno para aquecer corpo e alma”, afirma Luciana Montesso, gerente da rede.

O que também tem atraído turistas para a cidade é a alta temporada do montanhismo. Com o tempo mais firme, as trilhas, acampamentos e atividades ao ar livre se tornam ótimas opções de lazer.

Comércio prevê vendas 20% maiores este ano

Além das atividades turísticas, o comércio também prevê um incremento nas vendas. À medida que as temperaturas caem, o apetite por compras aumenta, especialmente para os turistas que chegam à cidade desprevenidos, com roupas mais leves.

Os polos de moda da cidade já verificam um aumento do fluxo de compradores, como a tradicional e famosa Rua Teresa. “As lojas estão preparadas para atender o público de acordo com a preferência e estilo de cada um. Há peças para todos os corpos e gostos e, claro, facilidades nas compras.”, afirma Denise Fiorini, presidente da ARTE – Associação da Rua Teresa.

Foto: Divulgação

Quanto mais frio, mais aquecidas ficam as compras, principalmente para o turista que encontra na cidade uma oferta imensa nos polos de moda de roupas de inverno. “Neste ano, esperamos que a temporada do inverno represente um aumento de pelo menos 20% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

“Petrópolis é um charme no inverno, essa é a questão. Os passeios, os museus, as compras e até mesmo os dias mais quentes, que sobressaem nos distritos, fazem a cabeça do turista. A cidade está preparada para oferecer essa experiência acolhedora, afetiva e intimista”, aponta Samir el Ghaoui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir