Connect with us

Saiba quais são os protocolos do transporte público para prevenção de desastres em Petrópolis

Cidade

Saiba quais são os protocolos do transporte público para prevenção de desastres em Petrópolis

Capacitações, ilhas de segurança e plano de evacuação são algumas das medidas

No último domingo (15) completaram-se 11 meses da tragédia que vitimou mais de 200 pessoas em Petrópolis. Uma das cenas mais chocantes na época foi a do ônibus que acabou sendo arrastado para dentro do Rio Quitandinha. Desde então, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil da cidade, juntamente com o Setranspetro, vem elaborando medidas para prevenir que outros desastres como esse aconteçam. Confira as principais ações:

Foto: Mácia Foletto Agência O Globo

Capacitações

A Defesa Civil elaborou capacitações e treinamentos com o objetivo de fazer com que os motoristas saibam identificar situações de risco e como lidar com imprevistos, seguindo os protocolos de emergências. Essa preparação, que dá aos profissionais as noções de percepção de perigo e dos parâmetros estabelecidos pela equipe técnica, faz com que eles possam atuar como agentes para garantir a segurança e orientar os passageiros.

Ilhas de segurança

O treinamento se soma ao mapeamento e à sinalização das “ilhas de segurança”, realizado pela Defesa Civil e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Estão sinalizados locais considerados seguros, nos quais as pessoas devem aguardar a água baixar. Placas e sinalização horizontal indicam os trechos onde podem ficar.

Foto: Divulgação

Evacuação

A equipe técnica da Defesa Civil definiu limites parametrizados no próprio ônibus, que indicam a necessidade de atenção e a obrigatoriedade na evacuação, podendo implicar no abandono do veículo e continuidade do caminho à pé até a “ilha de segurança” mais próxima. O protocolo definiu três estágios para guiar as ações do condutor:

  • Observação

Se inicia com a elevação do nível do rio associado à observação da permanência das chuvas.

  • Atenção

Se inicia com o transbordamento do rio até a água atingir o primeiro degrau do ônibus ou cerca de 40 cm. Durante a evolução do cenário, antes da elevação do nível da água até a altura do primeiro degrau, o motorista deve desviar sua rota para a “ilha de segurança” mais próxima.

  • Evacuação

Se inicia a partir da entrada de água dentro do veículo, considerando o primeiro degrau. A partir disso, o condutor deverá imediatamente desligar o automóvel, abrir as portas e orientar todos a evacuar o ônibus, seguindo a pé para a “ilha de segurança” mais próxima, levando consigo apenas objetos essenciais (tais como documentos e dispositivos móveis de comunicação).

Foto: Divulgação/Setranspetro

A orientação é que o veículo pare o mais distante possível do rio e que o trajeto a ser percorrido a pé se dê na calçada oposta ao rio.

Plano de Contingência

Estas e outras medidas do protocolo de inundação estão contidas no Plano de Contingência para o verão 2023 que é disponibilizado na página oficial da Prefeitura de Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir