Connect with us

Petropolitanos reclamam do transporte público da cidade; saiba quais melhorias estão sendo feitas

Cidade

Petropolitanos reclamam do transporte público da cidade; saiba quais melhorias estão sendo feitas

Prefeitura e Setranspetro preparam renovação da frota e abrigos de ônibus modernizados

A passagem a R$ 4,95, falta de conforto e atrasos nas viagens são algumas das principais reclamações dos petropolitanos em relação ao transporte público da cidade, que gera algumas situações inusitadas, como a vivida pela aposentada Maria Helena da Silva, na última terça-feira (10).

Quando voltava para Itaipava após uma ida ao centro da cidade, a petropolitana foi surpreendida, junto aos outros passageiros, por goteiras em todo o veículo.

“Me senti muito constrangida em estar dentro daquele ônibus. Fiquei toda molhada e já não tenho uma saúde muito boa. Um ônibus que parecia mais uma peneira, parecia que estávamos todos na chuva. Eu não pago mais passagem, mas quem ainda paga, paga caro e ainda tem que passar por isso”, relata.

Foto: Arquivo Pessoal

Com a insatisfação dos petropolitanos com o transporte público, algumas ações estão sendo tomadas, confira:

Renovação da frota

De acordo com a Prefeitura, em janeiro, sete comunidades de Petrópolis passarão a contar com ônibus seminovos. São elas: Meio da Serra, Rio de Janeiro, Alto Independência, Sargento Boening, Vila Felipe, Caxambu e Duques.
Em dezembro, 13 veículos seminovos entraram em operação nas regiões de Pedro Ivo, Rio de Janeiro, Siméria, Olga Castrioto, Alto Independência, Capitão Paladini, Boa Vista e Atílio Maroti. A previsão é de que em seis meses, 40 novos ônibus estejam em circulação.

A ação faz parte do termo de cooperação assinado pela Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), e o Setranspetro, que tem como base uma lei de 2021, que condiciona a renovação da frota do transporte público ao pagamento do Vale Educação, no valor mensal de R$ 1.8 milhão.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

“Assim como foi acordado nas reuniões, a frota vem sendo renovada gradativamente. É um compromisso nosso que o sistema de transporte público seja seguro e atenda de forma mais eficiente os passageiros”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Redução de ônibus quebrados

Os locais escolhidos para receber os veículos são os que registraram maior quebra de veículos nos últimos meses. “Na região do Alto Independência, por exemplo, foram seis veículos seminovos. Com o ônibus que chegará em janeiro, 100% da frota que circula na localidade estará renovada”, comentou o presidente da CPTrans, Fernando Badia.

De acordo com Badia, quando comparados os dados de setembro e janeiro, é possível perceber que a média de quebras teve redução. “Atílio Marotti e Alto Independência, por exemplo, não registraram quebras nos primeiros dias de janeiro”, acrescentou.

Outras regiões como Pedro Ivo, Siméria, Olga Castrioto, Capitão Paladini e Boa Vista também tiveram índices quase zerados de problemas mecânicos.

Foto: Divulgação

Novos abrigos

A partir de fevereiro, a Prefeitura vai instalar novos abrigos de ônibus em vários pontos da cidade. Os equipamentos estão sendo adquiridos pela CPTrans e, ao todo, serão 300 novos espaços. Os primeiros protótipos serão instalados entre a Praça Dom Pedro e a Rua da Imperatriz (em frente a agência do Bradesco) em outro local ainda a ser definido pela CPTrans.

Além do design moderno, os novos abrigos terão wi-fi, placa solar, iluminação e tomada USB. Os equipamentos também contam com as laterais e os fundos em acrílico, garantindo mais conforto e segurança aos usuários. A intenção é instalar em torno de 20 abrigos por mês, em vários pontos da cidade.

Foto: Divulgação Ascom PMP

Mudanças nas operações

Como forma de melhorar o transporte público, a Prefeitura vem também promovendo ações como o encerramento dos serviços da viação Cascatinha em oito linhas do Carangola, que passaram a ser operadas pela Cidade das Hortênsias, em julho de 2022. A decisão foi baseada nas constantes quebras de veículos, que geraram perdas de viagens e atrasos nos horários.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir