Connect with us

Entenda o que provoca os alagamentos e fechamentos da Rua Coronel Veiga

Cidade

Entenda o que provoca os alagamentos e fechamentos da Rua Coronel Veiga

Nos três últimos dias de 2022, trânsito no local foi interditado por causa de inundações

Sempre que chove em Petrópolis, é quase certo que o Rio Quitandinha vá alagar a Rua Coronel Veiga. Mesmo que isto tenha virado rotina, o fechamento da via nos três últimos dias de 2022 chamou a atenção dos petropolitanos. Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, o trânsito no local foi interditado devido a ocorrência ou risco de inundação. Mas qual o motivo de tantas enchentes nesse trecho?

De acordo com a equipe técnica da Defesa Civil de Petrópolis, isto acontece pois a bacia do Rio Quitandinha tem um formato arredondado na cabeceira de drenagem, o que favorece eventos de inundação em um curto espaço de tempo, somados a alta declividade e intensa urbanização do espaço.

Rua Coronel Veiga no dia 13 de dezembro de 2022. Foto: Reprodução Internet

Prevenção

Apesar de parecer alarmante, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil destaca que essas interdições acontecem para garantir a segurança dos motoristas e que o fechamento da via é uma medida tomada há anos, de forma preventiva, quando há possibilidade de inundações.

Plano de Contingência

Questionada se este seria um problema permanente da cidade ou se há intervenções para saná-lo de vez, a Prefeitura não se manifestou, mas citou algumas ações que estão sendo postas em prática, como a instalação de cancelas automáticas e sirenes, medidas que constam no Plano de Contingência para o verão.

Outra providência é a criação de ilhas de segurança, cujos locais já foram definidos e a sinalização vertical, pronta. Placas informam os locais seguros em caso da possibilidade de inundações.

Foto: Divulgação

Dragagem

A Prefeitura e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizam ainda a maior ação de dragagem dos rios da história da cidade. Pela primeira vez, 10 frentes de trabalho atuam de forma simultânea, incluindo a Coronel Veiga, onde a intervenção é complexa, por conta da calha estreita do rio e a tubulação existente. Além disto, o município reforçou a limpeza dos bueiros e, nos últimos meses, mais de 10 mil coletores foram desobstruídos.

Foto: Divulgação/PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir