Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local
Tomar café, conhecer a história do monumento e apreciar uma bela vista do Centro Histórico
*Matéria atualizada no dia 23 de agosto de 2023
A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, sendo destino de muitos turistas. A sua imponência, história e arquitetura chamam a atenção e é quase impossível passar por lá sem tirar uma foto. A Sou Petrópolis separou um roteiro com tudo o que é possível fazer no local.
1. Assistir à missa
No templo religioso as santas missas acontecem de segunda-feira a sábado, às 8h, e aos domingos, às 9h30, 11h30 e 18h30.
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
2. Conhecer a história
Com a reinauguração em julho de 2022, a Catedral passou a contar com a Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes têm acesso à história do prédio, por meio de dois totens, e a câmeras que mostram toda a parte superior da igreja.
Além disto, ainda na parte superior encontra-se a passarela, permitindo um passeio sobre as cúpulas da Catedral, olhando o telhado e projetores contando toda sua história, desde a fundação até os dias atuais.
Foto: Divulgação
As visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h. Não é permitido o tour durante o horários das missas e às segundas-feiras o espaço fica fechado. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados na Loja Pequena Flor (ao lado da Catedral)
Já às quartas-feiras, moradores de Petrópolis que apresentarem o comprovante de residência têm gratuidade, exceto em feriados, quando pagam meia entrada.
Veja também: Você sabia que petropolitanos podem visitar a torre da Catedral de graça às quartas-feiras?
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
3. Visitar a Torre
Durante o passeio à Galeria, também é possível acessar o mirante, onde é possível ter uma das melhores vistas do Centro Histórico. De lá, toda a Avenida Koeler e outros pontos centrais da cidade, como a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Praça da Liberdade podem ser observados.
Foto: Divulgação
4. Ver a Capela Imperial
Muitas pessoas não sabem, mas a Catedral abriga um Mausoléu. Inaugurado em 1939, por Getúlio Vargas, o espaço guarda os restos mortais da Família Imperial. Sobre as lápides, estão esculturas em tamanho real de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, bem como de Conde D’Eu e Princesa Isabel.
A chamada “capela imperial” é protegida por grades de bronze e rodeada por vitrais que contam momentos emblemáticos da história da cidade.
#Curiosidade: o escultor que fez essa e outras obras icônicas do Brasil, é petropolitano, saiba mais: Conheça o morador de Petrópolis por trás de grandes monumentos da história do Brasil
Foto: @vivereviajar
5. Tomar um café
Após a reforma, a Catedral ganhou um espaço com a Cafeteria Inverno D’Itália que se recuperou após as tragédias de fevereiro e março. Depois de fechar a loja da Rua do Imperador, destruída pelas enchentes, a marca se mudou para a Avenida Ipiranga e recomeçou. Buscando expandir os negócios, o estabelecimento tem a oportunidade de estar em um dos pontos turísticos mais famosos de Petrópolis.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
6. Tirar lindas fotos
Durante essa visita, é quase obrigatório registrar o momento. Seja em frente ao monumento ou nas varandas da Catedral, o cenário sempre rende belas imagens.
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2
Saiba mais sobre a Catedral São Pedro de Alcântara aqui: 7 fatos e curiosidades sobre a Catedral São Pedro de Alcântara
Mais informações: Tel: (24) 2242-4300 / 2246-1223 / 98829-1080 (WhatsApp)
Veja também:
- Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local
- Um dia na Casa de Santos Dumont: 8 dicas de como aproveitar o melhor do espaço
- Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil
- Um dia no Cremerie: 6 atividades para fazer em um dos parques mais antigos de Petrópolis