Connect with us

9 fotos antigas que retratam como era a primavera em Petrópolis no passado

História

9 fotos antigas que retratam como era a primavera em Petrópolis no passado

Hortênsias pela estrada, passeios em família aos parques e muito mais!

Matéria atualizada às 18h22 do dia 20 de setembro de 2023

Conhecida pela forte presença de hortênsias no passado, Petrópolis sempre se mostrou mais bonita e colorida na primavera. Prova disso é que, ainda que em preto e branco, as fotos de antigamente da cidade refletem com clareza os cenários floridos a que se tinha acesso nas décadas passadas. Para quem não dispensa uma viagem no tempo, atenção aos próximos registros e cartões-postais:

1- A troca da tonalidade das árvores da Praça da Liberdade

Fenômeno que continua a ser admirado pelos petropolitanos e visitantes, a troca da tonalidade das árvores da Praça da Liberdade é um dos principais e mais bonitos sinais da chegada da primavera na cidade.

Foto: Reprodução/Site Alberto Lopes – Leiloeiro Público

2- Poderia ser a subida da Serra, mas é o Independência florido

Atrativo a mais para quem subia a Serra em direção a Petrópolis, a presença das hortênsias era frequente também nos bairros, como comprova esse belo registro do Independência.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

3- A Praça da Liberdade em flores

De volta a maior praça pública de Petrópolis, está aí um cenário que, no passado, era comum no município: a presença de famílias e bodinhos na Praça da Liberdade, sobretudo nas estações mais quentes.

Foto: Acervo IBGE

4- Jardins floridos, visitantes encantados

Quem tem o hábito de frequentar os jardins do Museu sabe bem que cada estação traz consigo novos motivos para se encantar pelo recanto, mas que a vinda das flores tem sim seu charme e encanto.

Foto: Acervo IBGE

5- O melhor cartão de visitas

Antigo Petrópolis Tênis Clube, hoje sede do Petropolitano F.C. na Avenida Roberto Silveira, o cartão-postal exibe o melhor cartão de visitas pelo qual Petrópolis era conhecida: suas hortênsias.

Foto: Reprodução/Mercado Livre

6- A estação dos piqueniques

Junto do verão, a primavera é uma das estações favoritas de quem gosta de fazer piqueniques. Além de prazerosos passeios de barco, o Cremerie também era sede de lanches em família e entre amigos no gramado.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

7- Parada obrigatória: Belvedere

Espetáculo à parte, a subida da Serra florida fazia do Belvedere parada obrigatória de quem queria admirar a estrada e suas cores de cima.

Foto: Reprodução/Saudades do Rio

8- A Florilandia

Ambiente em que era sempre temporada de flores, a Florilandia, jardim de rosas que ficava no Carangola, era definitivamente um destaque local a qualquer época do ano.

Relembre: Florilandia: paraíso petropolitano

Foto: Reprodução/Petrópolis Sob Lentes

9. Dando boas-vindas ao calor na cidade, lago do Quitandinha já teve praia

Por mais surreal que possa parecer, o lago do Quitandinha já contou com uma praia artificial própria. Conta-se que, na época, foram trazidos para Petrópolis centenas de caminhões com areia de Copacabana para a execução da obra, que dava ainda mais charme e requinte à entrada do palácio.

Foto: Reprodução/ Livro Apostas Encerradas/Flavio Menna Barreto Neves

Se você teve o prazer de viver essa Petrópolis do passado, qual era o seu cenário favorito de primavera na cidade naquela época? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir