Connect with us

Petrópolis ao longo do tempo: 7 antes e depois de prédios e paisagens da cidade

História

Petrópolis ao longo do tempo: 7 antes e depois de prédios e paisagens da cidade

Você é do time passado ou presente?

Nada como trocar as lentes pelas quais observamos a cidade de vez em quando! Embora já habituados com seus prédios e paisagens, o projeto Petrópolis Sob Lentes comprova que é possível percorrer o município a partir de uma perspectiva distinta, dotada de estímulo à preservação pelo patrimônio, história e memória locais. Confira, abaixo, algumas montagens produzidas e publicadas pela iniciativa da jornalista, escritora e pesquisadora Carolina Freitas no Instagram @petropolisoblentes:

1- Rua do Imperador

Da calmaria ao agito, esse antes e depois permite atestar as mudanças culturais vividas pela cidade no decorrer dos anos com o aumento da população local e a troca dos meios de transporte.

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Museu Imperial/Ibram/MinC – Bruno Avellar)

2- Relógio das Flores

Retrato da consolidação da Universidade Católica de Petrópolis, essa imagem reaviva, ainda, o tempo em que o prédio abrigou o Palácio Hotel e nele recebeu distintos hóspedes, a exemplo de Santos Dumont.

Saiba mais: No lugar das escadas, o relógio das flores: conheça a história do prédio ocupado pela UCP

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Museu Imperial/Ibram/MinC – Bruno Avellar)

3- Rua do Imperador

Quartier, Edifício Minas Gerais – quem diria que já existiam há tanto tempo? Conhecer e valorizar o passado é fundamental para também compreender e apreciar o presente.

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Museu Imperial/Ibram/MinC – Bruno Avellar

4- O Quitandinha e seu entorno

Fascinante, esse comparativo evidencia o crescimento de Petrópolis e a relevância do Palácio Quitandinha como um valioso ensinamento nos campos da história, arquitetura e empreendedorismo.

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Arquivo pessoal Ângela Maria Gomes Porto Rocha via livro “Apostas Encerradas” – @tiagofernandesphotograghy)

5- Palácio de Cristal

Com a expectativa do Palácio de Cristal ser reaberto em breve, vale a pena caminhar pelo passado do imóvel e se surpreender com sua história. Quem já havia visto a antiga e extinta entrada da construção?

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Museu Imperial/Ibram/MinC – Serra Drone Petrópolis)

6- O coração da cidade

Muito muda, mas alguns aspectos ficam, a exemplo do Obelisco. Um dos monumentos mais emblemáticos de Petrópolis, faz pensar no quanto a cidade já viveu e no quanto seus prédios já viram nesses anos todos de história!

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Museu Imperial/Ibram/MinC – @bethpintogouvea)

7- Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Aos petropolitanos “minhocas da terra”, uma lembrança da época em que o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis funcionou bem ao lado do Sagrado, na chamada Escola Gratuita São José.

Imagem: Petrópolis Sob Lentes – @petropolisoblentes (Arquivo/IMCP – Petrópolis Sob Lentes)

O Petrópolis Sob Lentes, que recentemente firmou uma parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ em Petrópolis na produção de conteúdos voltados ao patrimônio local, pode ser acompanhado no site https://petropolisoblentes.com.br/, Instagram @petropolisoblentes e YouTube – Petrópolis Sob Lentes. A seguir, um gostinho do conteúdo publicado na página do projeto:

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir