Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?
Com vocês, a Gallery 275: o paraíso dos amantes de veículos sob duas rodas
Matéria atualizada às 10h09 do dia 19 de dezembro de 2023
Resultado de uma paixão que se fortalece com o tempo, a Gallery 275 é uma joia ainda desconhecida por grande parte dos petropolitanos. Com um acervo que ultrapassa a marca de 140 motocicletas, esse espaço localizado na Mosela é um dos maiores museus abertos ao público de motos clássicas japonesas do Brasil. Mantido pelo petropolitano Guaraci de Oliveira e Silva, de 55 anos, o galpão é o paraíso de amantes de veículos sob duas rodas.
Fotos: Divulgação
Colecionador desde 1987, Guaraci mantém um surpreendente espaço em que as motocicletas fogem de vista. Interesse que o acompanha desde a infância, o universo do motociclismo o influenciou na escolha da carreira – toda ela construída como mecânico da GE Celma – e, agora, já depois de aposentado, na manutenção de um hobby que culminou na consolidação da galeria e de suas atividades como restaurador de motocicletas.
“No início era só uma brincadeira de ter algumas motos. Com o tempo foi tomando proporções a ponto de eu ter várias delas e comprar o galpão. No fim das contas, não adianta ter todas elas e não mostrar para ninguém”, pontua Guaraci. Felicidade que merece ser compartilhada, a Gallery 275 foi inaugurada em 2013 e, desde então, recebeu centenas de visitantes principalmente de cidades do interior do Rio, São Paulo e Juiz de Fora.
Fotos: Divulgação
Pensado para ser aproveitado por quem o frequenta, o galpão é uma extensão da casa do petropolitano, que na mesma propriedade mantém a casa em que reside com a esposa, Flavia Troyack, e a filha do casal. Pilar de seus sonhos e ambições, é Flavia quem o auxilia a fazer o museu se tornar conhecido no âmbito digital e também querido pessoalmente. Afinal, uma vez visitado o local, é certo ser bem acolhido pela dupla.
Fotos: Divulgação
Especial pelas memórias que ajuda a resgatar, é seguro afirmar que, mais do que máquinas, a Gallery 275 reúne pessoas com histórias. “Eu gosto quando as pessoas visitam e veem uma moto que sempre quiseram ter ou que tiveram na época. Muitos dos frequentadores do espaço mais tarde trazem suas motos para eu restaurar. São pessoas com uma história e com uma moto antiga”, descreve.
Aberta ao público sob a taxa de R$ 20 por pessoa, a Gallery 275 espera para ser desvendada pelos petropolitanos. Ainda que inaugurada há 10 anos, Guaraci explica que já solicitou ao poder público a instalação de placas pela cidade para comunicar aos moradores e visitantes da existência do museu na Mosela, mas que, até o momento, a solicitação não foi atendida pela Prefeitura. Assim, cabe a ele e a quem visita o refúgio a tarefa de torná-lo (re)conhecido.
A Gallery 275 fica na Rua Cândido Portinari, 275 – Mosela e pode ser acompanhada pelo Facebook – Gallery 275, Instagram @gallery275_vintage ou então pelo site gallery275.com.br. O espaço abre para visitação aos sábados, das 9 às 17 horas.