Connect with us

Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?

Cidade

Você sabia que Petrópolis tem um dos maiores museus de motos clássicas japonesas do Brasil?

Com vocês, a Gallery 275: o paraíso dos amantes de veículos sob duas rodas

Matéria atualizada às 10h09 do dia 19 de dezembro de 2023

Resultado de uma paixão que se fortalece com o tempo, a Gallery 275 é uma joia ainda desconhecida por grande parte dos petropolitanos. Com um acervo que ultrapassa a marca de 140 motocicletas, esse espaço localizado na Mosela é um dos maiores museus abertos ao público de motos clássicas japonesas do Brasil. Mantido pelo petropolitano Guaraci de Oliveira e Silva, de 55 anos, o galpão é o paraíso de amantes de veículos sob duas rodas.

Fotos: Divulgação

Colecionador desde 1987, Guaraci mantém um surpreendente espaço em que as motocicletas fogem de vista. Interesse que o acompanha desde a infância, o universo do motociclismo o influenciou na escolha da carreira – toda ela construída como mecânico da GE Celma – e, agora, já depois de aposentado, na manutenção de um hobby que culminou na consolidação da galeria e de suas atividades como restaurador de motocicletas.

“No início era só uma brincadeira de ter algumas motos. Com o tempo foi tomando proporções a ponto de eu ter várias delas e comprar o galpão. No fim das contas, não adianta ter todas elas e não mostrar para ninguém”, pontua Guaraci. Felicidade que merece ser compartilhada, a Gallery 275 foi inaugurada em 2013 e, desde então, recebeu centenas de visitantes principalmente de cidades do interior do Rio, São Paulo e Juiz de Fora.

Fotos: Divulgação

Pensado para ser aproveitado por quem o frequenta, o galpão é uma extensão da casa do petropolitano, que na mesma propriedade mantém a casa em que reside com a esposa, Flavia Troyack, e a filha do casal. Pilar de seus sonhos e ambições, é Flavia quem o auxilia a fazer o museu se tornar conhecido no âmbito digital e também querido pessoalmente. Afinal, uma vez visitado o local, é certo ser bem acolhido pela dupla.

Fotos: Divulgação

Especial pelas memórias que ajuda a resgatar, é seguro afirmar que, mais do que máquinas, a Gallery 275 reúne pessoas com histórias. “Eu gosto quando as pessoas visitam e veem uma moto que sempre quiseram ter ou que tiveram na época. Muitos dos frequentadores do espaço mais tarde trazem suas motos para eu restaurar. São pessoas com uma história e com uma moto antiga”, descreve.

Aberta ao público sob a taxa de R$ 20 por pessoa, a Gallery 275 espera para ser desvendada pelos petropolitanos. Ainda que inaugurada há 10 anos, Guaraci explica que já solicitou ao poder público a instalação de placas pela cidade para comunicar aos moradores e visitantes da existência do museu na Mosela, mas que, até o momento, a solicitação não foi atendida pela Prefeitura. Assim, cabe a ele e a quem visita o refúgio a tarefa de torná-lo (re)conhecido.

A Gallery 275 fica na Rua Cândido Portinari, 275 – Mosela e pode ser acompanhada pelo Facebook – Gallery 275, Instagram @gallery275_vintage ou então pelo site gallery275.com.br. O espaço abre para visitação aos sábados, das 9 às 17 horas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir