Connect with us

Oficinas de mangá, origami e artes marciais fazem parte do Bunka-Sai, neste mês, em Petrópolis

Agenda

Oficinas de mangá, origami e artes marciais fazem parte do Bunka-Sai, neste mês, em Petrópolis

A 14ª edição da Festa da Cultura do Japão de Petrópolis vai de 17 a 20 de agosto

Por mais um ano, o Bunka-Sai vai transformar o Palácio de Cristal em um reduto japonês, entre os dias 17 e 20 de agosto. Oficinas de mangá, origami e palestras, contação de histórias, artes marciais, música tradicional, com apresentações de taikô, os tambores japoneses, e outras performances prometem encantar os espectadores.

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

“A cultura japonesa é extremamente rica e fascinante. O Bunka-Sai é uma oportunidade de aproximar os petropolitanos e turistas dos costumes e tradições do Japão”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

Programação

No dia 17 de agosto, a programação de abertura, com a presença do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, vai contar com apresentação do Coral do Projeto Sol, Som e Movimento, com canções japonesas, a partir das 19h. O Coral também será responsável por entoar os hinos do Brasil e do Japão. A solenidade, segue com os tradicionais Kagami Biraki, sangria do barril de saque, o ritual de boas-vindas, San San Nana Byoushi e o Bom Odori, dança japonesa, este ano, com duas novas coreografias.

Na sexta-feira, 18, alunos da rede municipal de ensino vão participar de palestras sobre a relação Petrópolis/Japão e das oficinas de mangá, undokai (gincana esportiva) e judô, em dois turnos: manhã e tarde. Às 17h e 18h, nas tendas montadas no jardim do Palácio de Cristal, serão oferecidas sessões de moxaterapia, técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. A programação segue com treino de karate, às 19h, e se encerra, às 20h, com Bom Odori, dança folclórica japonesa.

No sábado pela manhã, a essência guerreira do Japão será representada em demonstrações de artes marciais, das 9h às 12h. Destaque para a participação de Matheus Domingues Moreira, conhecido como Matheus Judoca Especial. O atleta de 18 anos, tem síndrome de down e é um verdadeiro exemplo de determinação e superação. O dia segue com oficinas, apresentações de taiko, com o Rio Nikkei Taiko, que vai ministrar, ainda, um workshop de tambores japoneses, às 16h. Para os fãs da cultura pop japonesa, o Concurso de Cosplay será uma oportunidade de se vestir como personagens icônicos de anime, mangá e videogames. Os personagens farão parte do evento, durante os quatro dias e o concurso está marcado para o dia 19, sábado, às 20h30.

No domingo, último dia de evento, vai ter apresentação de jiu-jitsu, contação de histórias, desfile de kimono, premiação dos concursos de fotografia das cerejeiras e de mangá, entre outras. Nas tendas no Palácio de Cristal, oficinas de língua japonesa, de pipa, animes e mangá. A programação encerra com apresentações de canções japonesas, às 18h, e danças folclóricas, às 19h.

Foto: divulgação

“O Bunka-Sai é uma festa muito democrática, com programações para todas as idades. Seja você um amante da cultura japonesa ou alguém que busca explorar novas experiências, certamente vai ficar encantado com o evento”, destacou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

No jardim do Palácio, três restaurantes japoneses vão vender as delícias da gastronomia oriental, além de um espaço da Associação Nikkei de Petrópolis e as cervejas artesanais de Petrópolis. “Turistas e petropolitanos vão poder explorar novas experiências em uma oportunidade única de imersão na fascinante cultura japonesa. A história da imigração está diretamente ligada com a nossa cidade e, neste ano de comemoração, a festa vai ser ainda mais especial”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Mostra de Cinema Japonês

Na Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultural Raul de Leoni, serão exibidos filmes japoneses. Três no total. No dia 17, o filme em cartaz será: Roda do Destino, de Ryûsuke Hamaguchi, às 19h; No dia 18, Funeral das Rosas, de Toshio Matsumoto, às 19h; E no dia 19, Assunto de Família de Hirokazu Kore, às 17h.

Fotos: divulgação

Exposições no Palácio de Cristal

Três exposições permanentes fazem parte da programação do Bunka-Sai 2023. Os visitantes vão poder visitar a Exposição de Origami e apreciar de perto diversos animais e objetos feitos em dobradura de papel. Além do Origami, destaque também para o Tako, as pipas tão tradicionais na infância que, no Japão são assunto de gente grande, transformadas em obras de arte complexas, com diferentes tamanhos e formas. Os 115 anos da imigração japonesa no Brasil também ganham destaque, com um espaço especial.

O Bunka-Sai, Festa da Cultura do Japão de Petrópolis é realizada pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis. Toda a programação conta com apoio de voluntários, por meio da Associação Nikkei, do Instituto Municipal de Cultura e da Secretaria de Esportes. A programação completa da 14ª edição do Bunka-Sai está no site oficial do evento: Bunka-Sai

Para mais informações sobre o Bunka-Sai 2023, meios de hospedagem, atrativos e demais informações sobre Petrópolis, consulte o Disque Turismo, por meio do 0800 024 1516 ou WhatsApp: (24) 2237-3321. O Disque Turismo funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 9h às 14h.

Confira os horários de funcionamento do Bunka-Sai 2023

Local: Palácio de Cristal

Dias:

  • 17/08 (quinta-feira) – 18h às 22h
  • 18/08 (sexta-feira) – 9h às 23h
  • 19/08 (sábado) – 9h às 23h
  • 20/08 (domingo) – 9h às 21h

    A entrada é gratuita.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir