Connect with us

UNIFASE cria métodos de inclusão para garantir educação a todos em Petrópolis

Cidade

UNIFASE cria métodos de inclusão para garantir educação a todos em Petrópolis

Desde 2015, a instituição instituiu a Comissão de Acessibilidade, que atua para sensibilizar os colaboradores sobre as práticas inclusivas, visando a igualdade de oportunidade a todos

Trabalhar para garantir direitos iguais e inclusão para todos é um dos desafios das instituições de educação no Brasil. Para a UNIFASE, esse desafio incentivou a criação da Comissão de Acessibilidade.

Foto: Divulgação

A Comissão atua desde 2015 para sensibilizar os colaboradores sobre as práticas inclusivas, visando a igualdade de oportunidade a todos.

A Comissão

Na elaboração das ações, a Comissão realiza atividades que reúnem os profissionais da instituição e pessoas com deficiência que compartilham conhecimento técnico e suas vivências.

“É um desafio constante, porque somos seres únicos com valores e vivências diferentes. A Comissão de Acessibilidade trabalhou diversos aspectos durante os últimos anos. Agora, estamos focando nos treinamentos e oficinas presenciais, tanto na acessibilidade digital quanto na atitudinal. A acessibilidade atitudinal envolve a percepção do outro, sem estigmas, estereótipos e discriminação”, destaca Ana Helena Tibiriçá Goldenstein, Psicopedagoga e membro da Comissão de Acessibilidade da UNIFASE/FMP.

Projetos da Comissão

Dentro dos projetos trabalhados pela Comissão de Acessibilidade da UNIFASE/FMP, o foco dos profissionais está em garantir qualidade de vida aos acadêmicos que têm alguma necessidade especial, transformando o período de formação profissional dessas pessoas através do acolhimento e de uma infraestrutura adequada, para que tenham autonomia nos espaços de ensino.

“A minha experiência na especialização foi incrível, pois consegui participar dessa pós utilizando uma nova forma de estudar, que até então eu não conhecia, mas que fez total diferença no meu processo de formação”, conta Gabriela Villas Bôas Pinto, aluna da primeira turma do curso de Especialização em Psicologia do Esporte da UNIFASE.

Além disso, Gabriela também falou sobre a facilidade de se fazer uma pós-graduação pelo celular, facilitando o acesso  a esse tipo de conteúdo. “Durante todo o curso eu fui muito acolhida pelos professores e pelos meus colegas de turma, o que também proporcionou a troca de experiências e a construção de conhecimentos necessários para a minha vida profissional”, disse.

O olhar da UNIFASE

Tendo estabelecido esse compromisso, o olhar da UNIFASE/FMP sobre essa temática está refletido nos esforços acadêmicos em prol da acessibilidade a partir de diferentes ferramentas e recursos disponibilizados nas modalidades de ensino, contribuindo não apenas para a inclusão, mas também para o protagonismo, sedimentando que os espaços onde a educação acontece é para todos.

“Trabalhamos com as inteligências múltiplas e com as metodologias ativas. Isso significa que é possível atender a todos os alunos que tenham algum tipo de necessidade especial. Como é o caso da Gabriela, nossa egressa da Especialização em Psicologia do Esporte, que tem deficiência visual. Ela fez as atividades em formato podcast e todas as imagens do moodle, tinham audiodescrição”, destaca Clévia Sies, coordenadora da Especialização em Psicologia do Esporte da UNIFASE.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir