Connect with us

6 lugares culturais com acessibilidade para visitar em Petrópolis

Cidade

6 lugares culturais com acessibilidade para visitar em Petrópolis

Segundo Pedro Fernandes, de 30 anos, a oferta é limitada, mas é possível que pessoas com deficiência tenham acesso a uma parte da cultura que a cidade oferece

Petrópolis é uma cidade que encanta pela beleza de suas construções históricas. Sua área cultural é vasta e rica, mas não para todos. Isso porque a cidade apresenta uma série de entraves no que diz respeito à acessibilidade.

Atualizado em 26/07/2022 às 11h30

Arquivo Pessoal: Pedro Fernandes

Segundo o ator Pedro Fernandes, de 30 anos, o município ainda precisa se adequar em diversos pontos da Lei Brasileira de Inclusão.

Ele é cadeirante e conta que enfrenta uma série de dificuldades para sair sozinho, como a questão do deslocamento quando depende do transporte público.

De acordo com Pedro, do ponto de vista cultural, as opções são limitadas, mas é possível ter acesso a uma parte do que a cidade oferece.

O ator nos ajudou a reunir uma lista de seis lugares com alguma acessibilidade para visitar em Petrópolis.

Museu Imperial

Foto Divulgação

O Museu Imperial reúne o acervo do Segundo Reinado e apresenta algumas salas abertas à visitação acessíveis, segundo Pedro.

Casa Claudio de Souza

Foto: Divulgação

A Casa Claudio de Souza fica na Praça da Liberdade. Ela abriga o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e as Academias Petropolitana de Letras e de Educação.

De acordo com Pedro, o espaço tem alguma acessibilidade, mas não tem, por exemplo, banheiro acessível.

Palácio Quitandinha

Foto: Arquivo Pessoal Pedro Fernandes

Um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade é o Palácio Quitandinha, inaugurado em 1944 para funcionar como Cassino.

Pedro Fernandes afirma que é um dos pontos turísticos mais acessíveis da cidade.

Sesc Nogueira

Foto: Antônio Pinheiro

O Sesc Nogueira é totalmente acessível, segundo Pedro. Além de rampas, possui banheiros e quartos para pessoas com deficiência.

CEU da Posse

Foto: Divulgação PMP

O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) da Posse foi inaugurado em 2014 e é acessível.

Palácio de Cristal

Foto: Divulgação PMP

Após a nova reforma, o Palácio de Cristal se tornou mais um dos pontos acessíveis em Petrópolis. Saiba mais detalhes aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir