Connect with us

Atleta petropolitana de Lira acrobática se prepara para campeonato mundial na Suíça

Cidade

Atleta petropolitana de Lira acrobática se prepara para campeonato mundial na Suíça

Giullia Petryschuk tem 14 anos e já conquistou dois títulos em campeonatos que ocorreram on-line, sendo um em primeiro lugar e o outro em segundo. A atleta agora está focada para participar da primeira competição presencial da carreira

A atleta petropolitana de Lira acrobática Giullia Petryschuk, de 14 anos, tem a chance de representar o Brasil no mundial da categoria, que será disputado na Suíça, em outubro. Após ter conquistado dois títulos em campeonatos que ocorreram on-line, sendo um em primeiro lugar e o outro em segundo, a atleta se prepara para a primeira competição presencial.

Foto: Arquivo pessoal Giullia Petryschuk

A Lira acrobática é uma modalidade clássica do Circo, que trabalha todo o corpo, proporcionado a melhora no equilíbrio e exigindo muita força física. Giullia começou na modalidade em 2019, mas pratica ginástica artística desde os cinco anos de idade.

“Eu fazia tecido acrobático, mas em 2019, com uma apresentação marcada em um grande circo do Rio de Janeiro, não havia mais vagas para tecido. Como eu queria muito participar, minha professora começou a me ensinar a Lira e, mesmo só me apresentando por 40 segundos naquele dia, me apaixonei”, contou a ginasta.

Mãe da atleta, Bianca Duarte comentou sobre como é ver a filha alcançando os objetivos na modalidade, demonstrando muito orgulho e satisfação, além de revelar seu gosto por competiçaõ.

“Me sinto feliz e ao mesmo mesmo tempo realizada. Sempre amei a arte circense e esportes e poder juntar os dois, foi perfeito. Vejo um grande potencial na minha filha, que como a mãe gosta muito de competir, além de ter uma habilidade incrível para a Lira Acrobática. Unir arte e esporte tornou a modalidade mais interessante e emocionante”, explicou.

Foto: Arquivo pessoal Giullia Petryschuk

A pandemia

Com a pandemia de Covid-19, a dinâmica de treinamentos de Giullia mudou, o que acabou levando a atleta a treinar, apenas aos domingos, em um galpão do pai. Mesmo com as adversidades, a jovem ginasta conquistou títulos.

“Um deles foi em uma apresentação on-line para a Confederação Brasileira de Aéreos e Pole Sports (CBAPS), onde fiquei com o segundo lugar e, o outro, foi na Rio Fecaople, que também foi on-line, e conquistei a primeira colocação”, comentou.

Com o fim da pandemia, a rotina de Giullia precisou ser alterada. O retorno das aulas impactou diretamente nos treinos da jovem, que agora se desdobra entre a vida acadêmica e esportiva.

“A escola pega seis horas por dia do meu tempo, mas mesmo assim sigo treinando após as aulas, em média três ou quatro vezes por semana. Durante a pandemia eu só saia para ir ao circo, mas agora saio para a escola e para os escoteiros, por exemplo”, conta.

Foto: Arquivo pessoal Giullia Petryschuk

Mesmo com as mudanças, a atleta segue se esforçando e treinando para trazer mais uma vitória para Petrópolis.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir