Connect with us

Festival Indiano de Vedanta promete movimentar economia e turismo em Petrópolis

Agenda

Festival Indiano de Vedanta promete movimentar economia e turismo em Petrópolis

Expectativa é que a primeira edição do evento receba 8 mil pessoas nos quatro dias de evento, movimentando cerca de R$ 2 milhões

Um dos maiores encontros de autoconhecimento e espiritualidade do Brasil vai ocorrer na próxima semana, de 19 a 22 de maio, e promete aquecer a economia e fomentar o turismo em Petrópolis. Isso porque a expectativa é que o I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento receba 8 mil pessoas nos quatro dias de evento, movimentando cerca de R$ 2 milhões no período.

Foto: Divulgação/Instituto Vishva Vidya

Além da rede hoteleira, o comércio local, bares e restaurantes também serão impactados não só pelos petropolitanos que vão prestigiar o evento, mas principalmente por turistas de várias partes do Brasil que estão vindo para a cidade especialmente para o festival.

Sabemos que 90% do público do festival é de fora de Petrópolis. Ou seja, teremos muitos turistas na cidade, o que vai movimentar bastante o município, aquecendo vários setores. É um público que vai consumir na cidade. Temos orgulho em participar deste momento de retomada do turismo em Petrópolis depois de duas tragédias”, disse Rodrigo Ribas, diretor do Instituto Vishva Vidya, instituição organizadora do evento.

E, segundo Rodrigo, o objetivo é que o festival entre para o calendário oficial de eventos da Prefeitura. “A ideia é que todos os anos possamos celebrar o autoconhecimento, a espiritualidade e a diversidade cultural”, afirma.

O evento traz aulas, palestras e práticas de meditação e yoga com professores renomados do Brasil e de várias partes do mundo como Índia e Portugal. Além disso, haverá apresentações culturais indianas e de povos originários, rodas de conversa, curso e culinária típica.

União cultural

Ter contato com a maior comunidade espiritual Indiana do Brasil e acesso ao conhecimento que não está nos livros, receber a força de mantras e orações e celebrar a passagem por este momento histórico de união cultural e espiritual com música, dança, alegria e ensinamentos são alguns dos objetivos do I Festival Indiano de Vedanta e Autoconhecimento, que vai contar com atrações para toda a família.

Para o professor tradicional de Vedanta, Jonas Masetti, esta é uma oportunidade única de experenciar um conhecimento ancestral, que vem da Índia, da Tradição Védica, de onde vem o yoga, os mantras e a meditação.

“O festival vai contar com  atrações para todos os tipos de mente, de coração, com vários professores internacionais de Vedanta e também com lideranças de outros grupos espirituais que neste momento unem forças para o bem da humanidade. Toda espiritualidade disponível no mundo é uma coisa só”, declarou Masetti.

Programação

Foto: Divulgação/Instituto Vishva Vidya

Durante os quatro dias, o Festival vai reunir diversas lideranças e nomes expoentes da cultura védica e de povos originários nacionais e internacionais, além de convidados especiais. Destaque para os professores de Vedanta Jonas Masetti, professor Paulo, professora Tilaka, e a professora Glória Arieira, precursora de Vedanta no Brasil.

O evento também vai receber o índio americano Vernon Foster, ativista em manter as tradições da cultura indígena norte-americana. Vernon usa métodos de cura indígena ancestral transmitida de xamã e xamã há séculos.

Atrações

Um dos destaques do primeiro dia do evento é a conversa entre o professor Jonas Masetti e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, no painel “O papel da espiritualidade para os novos rumos da sociedade”. A programação é diversificada para que o visitante possa passar o dia todo no evento.

A abertura oficial também será na quinta-feira, dia 19, às 13h, com a presença de autoridades municipais, de lideranças dos povos originários, incluindo os de matriz africana, povos indígenas da Amazônia e de outras partes do Brasil e do mundo.

O segundo e terceiro dias estão mais voltados para a diversidade de culturas, conhecimentos e aprendizados. As atividades começam às 6h da manhã, com uma prática meditativa ancestral chamada Homma, feita pelos brahmanes da Índia. Depois tem prática de yoga e uma aula de Vedanta aberta a todos. Logo depois, será dado início às festividades com as apresentações culturais.

O Festival também celebra o aniversário de oito anos do Instituto Vishva Vidya em Petrópolis. “Serão momentos que tenho certeza que ficarão gravados no coração de todos”, diz o professor Jonas.

A inscrição pode ser feita pelo link.  Para saber mais detalhes da programação também é possível acompanhar pelo Instagram oficial do evento.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir