Mais de 200 histórias são interrompidas por tragédia em Petrópolis
Maior parte das vítimas eram mulheres – 124. Segundo a Polícia Civil, 80 eram homens e 39 menores
*Atualizada às 19h15 do dia 24/02/2022
O número de histórias interrompidas pela tragédia em Petrópolis chegou a 210 nesta quinta-feira (24). Outras 33 pessoas seguem desaparecidas, segundo dados da Polícia Civil.
A maior parte das vítimas são mulheres – 124, mas também há 86 homens e 40 menores.
Foto: Rayssa Cerdeira
Pelos rios da cidade, bombeiros continuam a procura das vítimas dos dois ônibus arrastados para o rio pela forte correnteza. Segundo os militares, são usados drones e equipes terrestres para fazer uma varredura nas águas, identificando pontos de interesse e deslocando um mergulhador até os locais.
Foto: Evaldo Macedo
Entre as regiões mais afetadas pelos deslizamentos de terra, que ocorreram na terça-feira (15), estão o Morro da Oficina, no Alto da Serra; Sargento Boening, Vila Felipe, Rua Itália e Caxambu, segundo informações da Defesa Civil do município.
Foto: CBMERJ
Até o momento, o órgão informou que quase 1.800 ocorrências foram registradas por toda a cidade, sendo as regiões do primeiro distrito as mais prejudicadas. A maioria dos casos é por deslizamentos.
A Defesa Civil disse ainda que segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso. Mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas.
Desabrigados
A Secretaria de Assistência Social afirma que segue no atendimento as 899 pessoas que estão acolhidas em 14 pontos de apoio mantidos pela Prefeitura.
O órgão diz que também está prestando o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber os moradores que tiveram que sair de suas casas em áreas de risco.
Monitoramento Meteorológico
A Defesa Civil informa que segue com uma equipe de monitoramento meteorológico em tempo integral, acompanhando as condições do tempo para o município.
Para hoje (23), há a previsão de pancadas de chuva moderada para os períodos da tarde e noite. Avisos por SMS, grupos de comunicação por aplicativo e alertas por acionamento de sirenes podem ser emitidos para comunicar a possibilidade de chuva de maior intensidade.
A Defesa Civil orienta a população que fique atenta aos alertas que podem ser enviados e ao sinal de emergência, que liguem para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Veja também:
- Correnteza carrega álbuns de famílias para a rua; fotos são dispostas em calçada na 16 de Março
- Após três dias de buscas, cãozinho soterrado em Petrópolis é encontrado com vida nos escombros
- Petropolitano que participou do resgate de passageiros de ônibus lamenta por vidas que não conseguiu salvar
- ‘Nasci de novo’, diz manobrista que estava dentro de ônibus arrastado para o rio no temporal em Petrópolis
- Um passado que se repete: histórico de enchentes em Petrópolis revela urgência na adoção de providências
- Solidariedade: saiba quais itens são mais necessários nos pontos de acolhimento da Prefeitura de Petrópolis
- Saiba onde entregar as doações para as vítimas da tragédia em Petrópolis
- Saiba como ajudar os desabrigados pelo temporal que atingiu Petrópolis
- Confira quais restaurantes estão produzindo quentinhas para os desabrigados em Petrópolis; saiba como ajudar
- Falta de transparência de órgãos públicos abre margem para fake news em meio à tragédia em Petrópolis