Connect with us

Site criado por voluntários reúne em tempo real necessidades imediatas dos pontos de apoio em Petrópolis

Petrópolis do bem

Site criado por voluntários reúne em tempo real necessidades imediatas dos pontos de apoio em Petrópolis

O Ajuda Petrópolis usa a base de dados de uma planilha que é atualizada a todo momento com as necessidades de cada local

Com diferentes frentes de ajuda às vítimas do temporal que deixou centenas de pessoas desabrigadas em Petrópolis, voluntários se uniram para criar um site que atualiza em tempo real as necessidades de cada ponto de apoio.

Foto: Henry Kappaun

O Ajuda Petrópolis usa a base de dados de uma planilha que é atualizada a todo momento com as principais demandas de cada local. As equipes trabalham para que um aplicativo entre em funcionamento entre este domingo (20) e segunda (21). Ele estará disponível para os sistemas IOS e Android.

O engenheiro eletrônico e de computação, Pedro Henrique Neves, foi quem teve a iniciativa de reunir toda a demanda em um só lugar. Atualmente, ele trabalha na administração de uma fábrica de cervejas artesanais e diz que sentiu a necessidade de ajudar a cidade de alguma forma. Foi então que pensou em reunir as informações sobre os pontos de apoio em um mesmo lugar, de forma organizada, por bairros, com contatos dos responsáveis e que fosse de fácil consulta.

“Verificamos em vários grupos e locais de coleta e distribuição de doações uma certa desorientação para onde levar cada tipo, ou seja, alimento, material de higiene, água, remédios e outros. Por isso, criamos a planilha, para sair da inércia no caos de informação que estávamos e, a partir dela, o site. Ele está separado por bairro, ponto de apoio e necessidade para cada local. O site é dinâmico e tem a possibilidade de filtrar por tipo de ajuda e por bairro”, explica Pedro.

Colaboração

Para colocar o site em funcionamento, Pedro conta que teve o apoio de vários colegas desenvolvedores web, que continuam ajudando com as atualizações.

“A ajuda veio surgindo através da rede de contatos mesmo e foi fluindo sob demanda. Eu continuo com o trabalho de coletar informações dos pontos de apoio e vou atualizando a planilha, tentando manter ela minimamente confiável para quem já está operando a logística na rua”, afirma o engenheiro.

A esteticista Cassia Silva, que mora no Carangola, conta que os grupos de lideranças da cidade também contribuem para que as informações sejam atualizadas no Ajuda Petrópolis. “Começamos reunindo as listas que estavam isoladas. São muitas pessoas trabalhando para fornecer as informações em tempo real, tem grupo responsável em entrar em contato com cada ponto de apoio para levantar as necessidades”, diz.

Ao todo, o município tem 20 pontos de apoio e abriga 800 que estão desabrigadas após o temporal de terça-feira (15), que provocou alagamentos e deslizamentos na cidade. Até o momento, foram confirmados 152 óbitos pela tragédia e 191 pessoas seguem desaparecidas.

Como ajudar as vítimas dessa tragédia?

Para saber como ajudar as vítimas do temporal, reunimos diversas maneiras nas matérias abaixo:

– Ajuda, em geral:
– Voluntariado:
– Causa animal:
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir