12 programas de lazer surpreendentes que talvez você ainda não conheça em Petrópolis
Museu de Cera, pescaria, kart e muito mais!
*Matéria atualizada às 17h do dia 20/01/23
Alguns lugares e atividades são capazes de nos transportar – tanto física, quanto mentalmente – para ambientes que remetem a outras cidades e até países. Em Petrópolis, algumas opções de programas são verdadeiros achados para quem quer mudar a ambientação dos passeios e se permitir viver novas experiências. Confira algumas delas:
1- Pescaria em Itaipava
Recentemente estivemos na Pescaria dos Amigos, em Itaipava, onde é possível passar o dia todo no local, que disponibiliza os equipamentos de pesca para os visitantes. O espaço é um dos mais completos da região, com loja própria e um restaurante divino! O ambiente é pet friendly, o que quer dizer que seu bichinho é bem-vindo.
Endereço: Estrada da Mangalarga n° 3.500, Itaipava
Mais informações: @pescariadosamigos
Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis
2- Vôlei de praia em Corrêas
Não é todo dia que você vê uma partida de vôlei de praia em uma cidade serrana. Em Petrópolis, a modalidade é disponibilizada pela academia Athletic Club, que fica em Corrêas. Tem coisa melhor do que desfrutar de uma vibe praiana nas montanhas? No ano passado o local promoveu seu 1º Campeonato de Futevôlei e a expectativa é que mais eventos semelhantes sejam promovidos em breve.
Endereço: Rua Manoel Muniz falcão, Correas, 80
Mais informações: (21) 98764-5447 ou @academia_athletic_club
Leia também: 15 sugestões de programas para fazer entre amigos ou em família em Petrópolis
Fotos: Reprodução/Instagram Academia Athletic Club
3- Conhecer um dos restaurantes com culinária estrangeira na cidade
Viajar, sem sair do lugar. Assim é o poder da gastronomia: capaz de nos transportar para terras distantes ou, quem sabe, por lembranças. Em Petrópolis, há restaurantes especializados nas culinárias mexicana, peruana, argentina, árabe, italiana, portuguesa, alemã, japonesa, francesa, uruguaia e até russa.
Confira a relação completa em: De Portugal ao Japão: conheça restaurantes que oferecem culinária estrangeira em Petrópolis
Fotos: Divulgação
4- Desfrutar de alguns dos Airbnbs temáticos locais
Talvez você não saiba, mas Petrópolis conta com hospedagens de Airbnb criativas e diferenciadas. Fizemos uma matéria com 14 delas, e descobrimos que o município abriga ambientes verdadeiramente capazes de te transportar para outras atmosferas! Tem desde um chalé europeu em Corrêas e uma casa portuguesa no Bingen a pipas de vinho em Araras que tem feito o maior sucesso.
Saiba mais: 14 hospedagens criativas e diferenciadas no Airbnb para uma experiência única em Petrópolis
Fotos: Reprodução/Airbnb
5- Visitar o Museu de Cera: o 1º do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo
Há nove anos pode-se dizer que, além da neblina, Petrópolis tem um outro aspecto em comum com a cidade de Londres: um museu de cera para chamar de seu. Aberto em 2011, o Museu de Cera de Petrópolis é tido como o primeiro do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo. Ao todo, são 38 estátuas imperdíveis, com figuras como o Papa Francisco, Dom Pedro II, Mandela, Jack Sparrow, Elvis Presley e os Beatles.
Saiba mais: #CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Museu de Cera de Petrópolis
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
6- Faça o tour até a torre da Catedral São Pedro de Alcântara
Reinaugurada em 1º de julho desse ano, a Catedral de São Pedro de Alcântara agora conta com visitação à torre, lanchonete, mini museu e melhorias na acessibilidade.
Saiba mais: 6 coisas que você precisa saber antes de visitar a Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
7- Aposte uma partida de kart
Divertido, esse programa vai te fazer esquecer do tempo lá fora e se concentrar somente no percurso a ser cumprido e na competição com seus amigos.
Saiba mais: 12 opções de lazer para quem busca entretenimento e adrenalina em Petrópolis
Fotos: Reprodução/Instagram @priorisports – @kartindoorpetropolis
8- Conhecer o orquidário mais antigo do Brasil
Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.
Endereço: Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro
Mais informações: @orquidariobinot
Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer
9- Colher morangos
O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.
Endereço:Estrada do Cantagalo 1001, Vale do Cuiabá
Mais informações: (24) 99922-3347 ou @morangodovale
Veja também: Plantação de morangos de Petrópolis inaugura café da manhã com produtos frescos da região
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
10- Visitar o campo de girassóis do Vale das Videiras
A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, uma propriedade rural guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis que tem estado sob o radar de visitantes. Mantido pelo Sr. Fernando, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano e, neste mês de janeiro, a visitação pôde ser feita até o dia 15. Para acompanhar e saber quando acontece a próxima visitação, é só acompanhar a Sou no Instagram @soupetropolis
Endereço: Estrada Vila Suzana, 210, Miguel Pereira (com acesso pelo Vale das Videiras)
Mais informações: @valedogirassol
Saiba mais: Roteiro florido: 7 lugares que quem ama flores precisa conhecer em Petrópolis
Fotos: Reprodução Instagram @girodacarioca e Arquivo/Sou Petrópolis
11- Conhecer os castelos do município
Se você pensa que é preciso ir para Europa para ver castelos e conhecer as histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado! Petrópolis conta com castelos magníficos que, além de cenário de novelas e filmes, são usados na realização de eventos e, às vezes, até para hospedagem. Distribuídos nos quatro cantos da cidade, eles são um verdadeiro convite a viagens no tempo.
Saiba mais: Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias
Fotos: Reprodução/Instagram @soupetropolis
12- Fazer um piquenique no Horto Brejal
Paraíso secreto em Petrópolis, o Horto Brejal fica na Posse, a cerca de 30 minutos de Itaipava! O espaço conta uma extensa área verde, várias plantas ornamentais e um lago fantástico! Para quem quiser fazer um piquenique no local, o próprio Horto oferece produtos locais, cestinhas, bandejas e toalhas. A entrada é gratuita, mediante consumo na lojinha de produtos de origem local do Horto. Mais informações: @hortobrejal
Saiba mais: Roteiro florido: 7 lugares que quem ama flores precisa conhecer em Petrópolis