Connect with us

Prefeitura cria calendário de caminhadas ecológicas guiadas e gratuitas em Petrópolis

Lazer

Prefeitura cria calendário de caminhadas ecológicas guiadas e gratuitas em Petrópolis

Inscrições para a primeira caminhada, na na trilha do Alto da Ventania, no Caxambu, abrem nesta quinta-feira (23). Além dessa, outras quatro já estão previstas para acontecer

Conhecer e preservar. Com esses objetivos, a prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e de Esporte, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), criou um calendário de caminhadas ecológicas guiadas e gratuitas para a população. A primeira delas será realizada no próximo domingo, 26, na trilha do Alto da Ventania, no Caxambu. Serão 40 vagas e os interessados podem se cadastrar amanhã (23/9), a partir das 13h, no Instagram da prefeitura (@petropolis_pmp). No dia, os participantes terão que usar máscara e levar o álcool em gel.

Caminha ecológica de 2019, antes da pandemia – Foto Divulgação PMP

O ponto de encontro é a Praça Dom Pedro, no Centro, às 8h. Um ônibus da Cidade das Hortênsias – que apoia a iniciativa – leva todos os participantes até o início da trilha. Cada participante deve levar para a caminhada comidas leves, como frutas e barras de cereais, além de água, boné, protetor solar, álcool em gel e máscara. Em caso de chuva no dia anterior, o passeio estará automaticamente suspenso.

Segundo Edmardo Campbell, secretário de Meio Ambiente, o percurso é de aproximadamente quatro quilômetros, com um desnível de 500 metros e inclinação bem leve. O retorno está previsto para às 12h. “Com essa ação, queremos aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental”, disse.

“Caso chova no sábado, a caminhada não será realizada. Fica perigoso e escorregadio”, explica Anderson Campos, assessor de Educação Ambiental e de Parques da secretaria de Meio Ambiente. “A nossa ideia é que os petropolitanos possam conhecer esses locais. Muita gente quer ir, mas não conhece, fica com receio de ir sozinho. Essa é uma boa oportunidade”, completou Anderson.

Próximas caminhadas ecológicas

Além do Alto da Ventania, já estão programadas as caminhadas ecológicas no Castelinho (31 de outubro), Trilha do Ouro (28 de novembro), Trilha da Cuca (19 de dezembro) e Estrada do Inconfidente (30 de janeiro). Os interessados em participar devem ficar atentos a página da prefeitura no Instagram.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir