Connect with us

Educadores revelam medo da volta às aulas presenciais em Petrópolis sem vacinação

Cidade

Educadores revelam medo da volta às aulas presenciais em Petrópolis sem vacinação

Retorno foi anunciado no mês em que a cidade bate recorde de mortes por Covid-19. Profissionais da educação relatam angústia e insegurança diante da medida adotada pelo município

A retomada das aulas presenciais em Petrópolis anunciada na quarta-feira (28) pelo município está provocando angústia, insegurança e medo aos profissionais da educação, uma vez que a cidade já registra em abril recorde de mortes por covid-19: são 208 óbitos em 27 dias. Ao todo, o município já confirmou 955 mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

“Sem vida, não há escola, aprendizado e educação”, afirma Rose Silveira, representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe).

Foto Ilustrativa

Ela destaca que o direito à educação é um direito constitucional, previsto e assegurado também em documentos de âmbito internacional, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e diz que os profissionais que dedicam suas vidas à educação conhecem bem o papel transformador e emancipatório do ensino.

“Mas o momento exige cautela. Esse é um aprendizado: difícil invocar o direito à educação, quando os desafios giram em torno, principalmente, de preservar o direito à vida”, diz.

Rose lembra que existem experiências frustradas de retornos precipitados e que servem como exemplo do que não fazer, uma vez que essa precipitação representa números de óbitos evitáveis de profissionais da educação no país.

Ela também ressalta a falta de estrutura das escolas, falta de orçamento para adaptações e até mesmo de equipamentos básicos para proteção individual, como máscara e álcool em gel.

“O que temos é escola sem ventilação, sem distanciamento garantido, sem banheiros suficientes e limpeza e sanitização insuficientes. Isso sem contar o deslocamento, que diante da estrutura do transporte também é um fator de alto risco”, assinala.

A representante do Sepe destaca ainda que o retorno às aulas é um objetivo de todos, mas desde que ocorra sem implicar em riscos reais à integridade, à saúde e à vida da comunidade escolar e das pessoas que estão envolvidas em contato, direta ou indiretamente com o funcionamento escolar. “É preciso resgatar o senso de coletividade, entendendo que todos querem o retorno, desde que esse seja realizado de forma segura, após a vacinação”, diz.

Educadores questionam efetividade das medidas para retorno às aulas

“Só quem nunca deu aula pode achar que a escola funcionará normalmente em meio à tragédia que vivemos”, diz Michel Pinto da Liga dos Educadores. Em nome do coletivo ele traz uma série de questionamentos sobre a segurança efetiva desse retorno às aulas.

“Quem pode taxativamente afirmar que as crianças estão seguras no ambiente escolar? Como manter uma relação de confiança e construir um ambiente propício ao processo pedagógico com a doença e a morte permanentemente rodeando nossas vidas? Como essas crianças lidarão com o luto de perder um(a) coleguinha que anteontem estava entre elas?”

Falta infraestrutura

Assim como o Sepe, a Liga dos Educadores também afirma que a maioria das escolas em Petrópolis não tem condições de infraestrutura para garantir segurança sanitária para seus frequentadores.

“É normal encontrar corredores estreitos, banheiros e pias insuficientes, refeitórios apertados e janelas inadequadas. Some a isso as salas superlotadas, com ventilação insuficiente. Teremos o cenário ideal para transmissão da Covid-19”, diz Michel.

Ele lembra ainda que cada escola depende de uma grande equipe para que possa funcionar, onde a falta destes profissionais já é um problema imenso no cotidiano “normal” do ambiente escolar, o que se agrava em um momento de pandemia.

“Portanto, não é possível imaginar que a imediata abertura das unidades escolares para atividades pedagógicas presenciais trará de volta a vida que havia antes da pandemia. Isso não ocorrerá, não enquanto as taxas de transmissão, hospitalização e morte por covid-19 ainda estiverem em níveis elevados. A ciência tem demonstrado sistematicamente que o retorno às aulas presenciais só será possível através de vacinação em larga escala”, afirma o educador.

Para ele, não é possível aceitar colocar a vida dos estudantes e de seus familiares, assim como a dos educadores, profissionais que atuam nas escolas e de toda a sociedade, em risco.

“Principalmente, diante de governos que não realizaram esforços suficientes para garantir um ensino remoto com melhor qualidade, e que poderia reduzir danos nesse cenário de crise sanitária e econômica. A escola pública, única ferramenta de ascensão social para maioria da população brasileira, deve ser tratada como prioridade.”

A Liga dos Educadores acredita que o futuro da sociedade depende de valorização constante e crescente dos profissionais que atuam na educação. “E é preciso, permanentemente, pensar e defender a educação pública como essencial para o desenvolvimento da nação”, ressalta.

Retorno às aulas

A Prefeitura divulgou a retomada das aulas presenciais no sistema híbrido e de maneira escalonada na noite de quarta-feira (28), cinco horas depois de informar que os profissionais da educação seriam contemplados com a vacinação a partir de maio.

Segundo o município, o cadastramento para agendamento dos profissionais vai ocorrer até o fim da semana. Ainda assim a volta às aulas nas escolas gera insegurança para os educadores e demais responsáveis pelo funcionamento de uma unidade de educação, levando-se em conta que a imunização contra covid-19 só é considerada efetiva após a aplicação da segunda dose da vacina, que ocorre em um determinado espaço de tempo após a aplicação da primeira dose.

Roberta Gregorio, professora de unidades públicas e particular, tem asma e não esconde o medo de retornar à modalidade de ensino presencial.

“Não existe essa de não aglomerar em escolas. Sabemos que muitos estudantes estão nas ruas, jovens saindo, famílias se reunindo. Mas se isso ocorreu [a liberação por parte do município da retomada], essa foi também uma decisão das famílias. Agora o espaço escolar que deveria ser de reflexão para a vida em sociedade, num país com gigantescas desigualdade sociais, num momento de negacionismo científico e no auge do pico pandêmico da cidade, abrir as escolas… É a banalização total da vida!”, desabafa.

Segundo a educadora, embora os profissionais estejam sendo acusados de covardes, nunca deixaram de trabalhar e inclusive enfrentam neste um ano de pandemia uma rotina exaustiva no ensino à distância. “O que sabemos efetivamente é que a educação remota tem evitado explosão dos casos e que o retorno às aulas presenciais só será seguro, com a vacinação da comunidade escolar e com o controle da pandemia”, conclui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir