Connect with us

Educação na pandemia em Petrópolis: a falta de infraestrutura e as incertezas da volta às aulas presenciais

Cidade

Educação na pandemia em Petrópolis: a falta de infraestrutura e as incertezas da volta às aulas presenciais

Professora de geografia, Roberta Gregorio revela as dificuldades na rotina do ensino remoto e o receio constante das aulas presenciais retornarem antes dos profissionais serem vacinados contra a Covid-19

O dia a dia do ensino remoto ainda tem se mostrado repleto de desafios para alunos e professores. Desde que a pandemia começou, um ano atrás, a alternativa para que os alunos continuassem com as aulas foi oferecer o ensino à distância. Porém, professores relatam que falta infraestrutura para o trabalho e contam que convivem com o medo do retorno das aulas presenciais sem serem vacinados contra o novo coronavírus.

Segundo Roberta Gregorio, que é professora de Geografia, no que diz respeito à infraestrutura os desafios vão desde o equipamento até a internet, uma vez que os professores usam os próprios celulares, computadores e tablets para dar aula e a própria internet.

Foto Arquivo Pessoal Roberta Gregorio

Ela também aponta a questão pedagógica que foi a adaptação dos currículos para a modalidade à distância. E cita os desafios psicossociais, já que de repente os profissionais tiveram que se expor diante das câmeras e da internet, convivendo diariamente com as críticas vindas das famílias, dos estudantes e da sociedade.

“Também temos o medo de um retorno presencial que não garanta nossa segurança nem de toda a comunidade escolar”, diz.

Rotina exaustiva

A rotina tem sido cansativa para os profissionais, que além do tempo de aula, também abrem mão das horas livres para tirar dúvidas dos alunos.

“Muitas vezes lançamos mão de nossos números de celulares e e-mails pessoais para garantir acesso e apoio a todos, o que tem gerado muita exaustão para toda a nossa categoria”.

O dia de um professor, segundo ela, geralmente começa às 7h e termina na hora que consegue dormir.

“Nosso trabalho não está nada fácil e poucas vezes fomos ouvidos durante todo esse período. Mas a educação nunca se furtou de contribuir e dar o apoio necessário à sociedade, apesar de todos esses dramas seguimos esperançosos de estarmos formando alunos mais conscientes, mais críticos e mais solidários para a construção do mundo pós-pandêmico”.

Aquisição de equipamentos e vale internet

Questionada sobre a questão de falta de infraestrutura para os profissionais mesmo após um ano da pandemia, a Secretaria de Educação do município disse que deu início ao processo de compra de computadores (notebooks para professores da rede).

O município informou que cada professor terá direito a um computador para auxiliar nas aulas remotas. A secretaria afirmou ainda que iniciou o processo para viabilizar o vale internet para os professores.

Sobre o retorno das aulas presenciais, a prefeitura diz que a previsão é que a retomada das aulas ocorra no sistema híbrido – online e presencial de forma escalonada – no dia 3 de maio.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir