Connect with us

Número de mortes por Covid-19 em abril bate recorde e chega a 933 desde o início da pandemia em Petrópolis

Cidade

Número de mortes por Covid-19 em abril bate recorde e chega a 933 desde o início da pandemia em Petrópolis

Em 25 dias, já são 186 óbitos confirmados no município — número maior do que o mês de março de 2021, que teve 180 vítimas da doença na cidade, segundo dados do painel de monitoramento Covid-19

O número de mortes por Covid-19 em abril chegou a 186 conforme divulgado nesta terça-feira (27) pelo painel de monitoramento da Secretaria de Saúde de Petrópolis. Em 25 dias, o número de óbitos já ultrapassou o mês de março de 2021, que teve 180 vítimas da doença na cidade.

Foto: Silvio AVILA / AFP

Os dados mostram ainda que a letalidade do vírus continua crescendo e tem atingido cada vez mais jovens e adultos. A cidade tem 933 vítimas de covid-19, sendo 528 só em 2021. Em 2020 foram confirmadas 405 mortes pela doença em Petrópolis.

Se antes as faixas etárias mais atingidas eram os idosos, agora jovens também têm sido vítimas da doença na cidade.

Na sexta-feira (23), o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura confirmou a morte de um homem de 26 anos por covid-19. Morador do Samambaia, ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro no dia 1º de abril, foi transferido para Hospital Nossa Senhora Aparecida e morreu no dia 4 de abril.

Atendimentos e ocupações nas UTIs

Com relação ao número de atendimentos nas unidades de saúde de Petrópolis, os hospitais apontam que houve queda nas últimas semanas. Apesar disso, alertam que ainda não é momento para relaxar com as medidas preventivas, como distanciamento/isolamento social, uso de máscaras e de álcool em gel.

Um dos motivos que ainda requer muito cuidado é que o índice de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da cidade continuam altos. No SMH- Beneficência Portuguesa, por exemplo, a ocupação continua em 100%.

“Começamos a perceber uma redução na procura por atendimento no Pronto Socorro, porém os que precisam ser internados passam por muita dificuldade de recuperação. A situação ainda exige muita cautela”, diz o diretor executivo operacional do SMH, Fernando Baena.

No Hospital Santa Teresa (HST), 29 pessoas estão internadas em leitos de UTI. Em leitos clínicos, são 32 pacientes. A unidade não informou o quanto estes números representam em porcentagem.

Segundo o HST, a média de atendimentos por dia tem se mantido em 95,4. No mês passado, a média era de 129, segundo dados da unidade enviados no dia 29 de março. Em dezembro de 2020, a média era de 150.

Já o Hospital Unimed Petrópolis informou que 60% dos atendimentos da unidade nesta terça-feira (27) são de pessoas com sintomas da covid-19. A unidade está com ocupação de 81% em leitos clínicos e 83% em UTI.

Nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), a ocupação em leitos de UTI está em 78,15%. Já nos leitos clínicos, é de 70,77%. Ao todo são 185 pessoas internadas nos hospitais da rede pública do município.

Sobre os atendimentos, a Secretaria de Saúde informou que o ponto que mais tem atendido pessoas com suspeita de covid-19, é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cascatinha – média de pessoas por dia.

No Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, a média é de 60. E no posto de atendimento em Itaipava: 23.

Ainda faltam médicos

Ainda faltam médicos para preencher a escala de atendimentos nas unidades de saúde do SUS.

A Prefeitura informou que “segue trabalhando junto à empresa responsável pelas contratações de equipes na captação diária de profissionais médicos para preencherem as escalas”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir