Connect with us

Turismo: cresce busca por hospedagens em bairros e distritos de Petrópolis

Turismo

Turismo: cresce busca por hospedagens em bairros e distritos de Petrópolis

Com a flexibilização do isolamento social, turistas buscam um refúgio em meio à natureza na Cidade Imperial.

A busca pelo contato com a natureza é um dos fatores que fez crescer a ocupação hoteleira nos bairros e distritos de Petrópolis. Além disso, os baixos índices de contaminação pela Covid-19 e a segurança têm atraído turistas para a cidade neste período de flexibilização do isolamento social.

Foto Divulgação Sindicato de Hospedagem e Alimentação

Com o aumento do movimento na rede hoteleira, cresceu também a procura por bares e restaurantes. O cenário é otimista para o setor e faz com que empresários voltem a contratar mão de obra após o período de crise e demissões provocadas pela quarentena.

Segundo Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, este crescimento reforça a ideia de turismo regional onde as pessoas buscam lugares mais próximos para passar o fim de semana e que podem viajar de carro.

Segurança

Além do contato com a natureza, Germano acredita que o fato de Petrópolis ser a cidade mais segura do Estado do Rio também contribui para atrair turistas nesse momento. “E a tendência é de que continue aumentando a procura por hotéis e restaurantes nos bairros e distritos até o fim deste ano”, afirma.

Foto Divulgação Sindicato de Hospedagem e Alimentação

Baixos índices de contaminação por Covid-19

Entre as maiores cidades da Região Serrana do Rio, Petrópolis é que a registrou menor número de casos da covid-19. Nova Friburgo e Teresópolis tiveram mais casos.

Segundo Germano Valente, os estabelecimentos têm adotado rigorosamente as medidas de proteção contra o coronavírus, funcionando com capacidade reduzida – seguindo as regras estabelecidas pelo município – praticando o distanciamento social e obrigando a utilização de máscaras e do álcool em gel.

Maior contato com a natureza

O jardim de uma pousada em Corrêas virou um dos principais atrativos do estabelecimento neste período. Segundo o gerente da pousada, Guilherme Lacombe, essa busca pelo contato com a natureza faz crescer a procura por hospedagens desde meados de julho. O espaço está funcionando apenas com 50% da capacidade seguindo as determinações do município.

Foto Divulgação Sindicato de Hospedagem e Alimentação

E mesmo assim a pousada já tem pacotes fechados até o Réveillon. A maior parte dos hóspedes é da cidade do Rio de Janeiro, mas o estabelecimento também tem atraído turistas de Minas Gerais e São Paulo. No restaurante, que é aberto ao público para almoço e sob agendamento, também aumentou a procura. “Posso dizer que estou otimista, mas ainda com cautela”, afirmou, acrescentando que o momento de pandemia ainda traz inseguranças para todos os setores.

Crescimento do trabalho remoto

Muitas empresas adotaram a modalidade de trabalho à distância, o home office, permitindo que os funcionários trabalhem de qualquer lugar desde que haja boa qualidade de internet. Com isso, muitos moradores do Rio alugaram casas por temporada nos bairros e distritos de Petrópolis. Os veranistas que costumavam vir só nas férias e feriados prolongados também adotaram a cidade neste momento de pandemia.

Para o empresário Frederico Barcelos, que tem um restaurante em Itaipava, esta nova realidade faz com que as pessoas estejam mais no município neste período e isso tem feito com que o movimento no estabelecimento aumente expressivamente a cada semana. “Sem contar que as pessoas não estão viajando muito ainda para outros lugares então acabam ficando em Petrópolis”, disse.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir