Connect with us

Hospitais de Petrópolis apresentam queda no número de pacientes internados com a Covid-19

Cidade

Hospitais de Petrópolis apresentam queda no número de pacientes internados com a Covid-19

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, Petrópolis vem conseguindo se manter abaixo dos 30% de ocupação em relação aos 116 leitos disponibilizados às internações de Covid-19. O comparativo dos últimos 30 dias, que tem como base as informações da central de regulação hospitalar do município, mostra que as internações nas unidades de terapia intensiva vêm sofrendo diminuição.

Hospital Nelson de Sá Earp – unidade de saúde referência da Covid-19 em Petrópolis / Foto Divulgação

Entre os dias 17 e 23 de maio, correspondentes à 21ª semana de acompanhamento da doença na cidade, os hospitais tiveram o ápice das internações desde o início da pandemia. Dados deste período mostram uma média de 98.8 pacientes internados nas unidades de saúde da cidade. Desde então houve relevante queda, chegando à média de 76.7 pessoas internadas pela contaminação com o novo coronavírus na 24ª semana, entre os dias 07 e 13 de junho.

De acordo com o Painel de Monitoramento da Covid-19, de terça-feira (16), menos de 30% dos leitos clínicos e de UTI do SUS estão ocupados com pacientes da Covid-19.

Para uma enfermeira do SUS, que preferiu não se identificar, a informação procede, mas pode ser momentânea se as pessoas não colaborarem.

“De fato teve uma queda no número de internações, mas isso é muito complexo, pois pode ter uma queda agora e ter outro pico semana que vem. Até porque o comércio reabriu e o número de contágio vai da consciência de cada um: se as pessoas ajudassem mais, a nossa curva poderia estabilizar. Se vai existir uma segunda onda, vai muito dos cuidados que as pessoas vão tomar a partir de agora”, comenta.

Para o prefeito Bernardo Rossi, o quadro favorável não deve ser entendido como um sinal para que a população relaxe em relação às medidas protetivas da prefeitura.

“Demos início à flexibilização, mas precisamos da colaboração de todos para que Petrópolis não sofra. Volto a dizer que, em caso de um aumento nas internações, vamos ser obrigados a dar um passo atrás e, se necessário, decretar o lockdown”, afirmou o prefeito.

Boletim Epidemiológico

De acordo com o último boletim epidemiológico (16/06), foram analisados 1692 casos na cidade. Deste total, 618 resultaram negativo, 1010 positivos, 64 estão em análise e 86 pessoas vieram a óbito. Há 72 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. De acordo com o monitoramento feito pela vigilância epidemiológica, há 431 pacientes recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Mais detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir