Connect with us

Petrópolis terá primeira ‘Bauernfest em Casa’ com delivery de comidas típicas, shows online e lives

Agenda

Petrópolis terá primeira ‘Bauernfest em Casa’ com delivery de comidas típicas, shows online e lives

Proposta é comemorar de casa com muita dança, música, comida e tradição.

Em um pronunciamento feito nesta terça-feira (16/06), a Prefeitura de Petrópolis anunciou que a Bauernfest 2020 está oficialmente cancelada. Mas os organizadores dessa que é considerada a 2ª maior festa do gênero no país deram um jeito de não passar a data em branco e criaram a primeira “Bauernfest em Casa”.

Há 30 anos celebrando a cultura alemã com a Bauernfest, desta vez, no 31º aniversário, com o isolamento social por conta do coronavírus, o evento acontece de maneira diferente: será online. Danças folclóricas, shows, atividades para as crianças, documentários, delivery de comidas típicas, história e até mesmo os concursos estão na programação, que acontecerá de 26 de junho a 05 de julho.

Foto Divulgação

Vitrine Virtual: proposta de apoiar os empresários e artesãos locais

A ideia, que surgiu no Conselho Municipal de Turismo e teve o apoio da prefeitura, foi abraçada por representantes da sociedade civil e empresários da cidade. O evento tem como motivação – além da possibilidade de trazer um clima alegre para a cidade no resgate de sua história, cultura e tradições – proporcionar aos empreendimentos locais e artesãos, uma oportunidade de expor seus produtos para os moradores de Petrópolis, trazendo para uma vitrine virtual, uma atividade que até então a cidade só conhecia quando a encontrava em suas ruas e praças. E, sobretudo, elevar o sentimento de pertencimento e autoestima dos petropolitanos e moradores, que são os verdadeiros protagonistas da festa.

Os vídeos e lives que vão ajudar a perpetuar a história da cultura germânica na Cidade Imperial foram propostos pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen, com o objetivo de manter viva a tradição na cidade.

“Precisamos manter essa chama acesa. Preservar nossa cultura, nossa história, também faz parte do papel do poder público. Mas respeitando, claro, o atual momento que vivemos, dentro das possibilidades do isolamento social”, comenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Renato Freixiela.

Foto Divulgação

Na programação, que vai acontecer no site oficial da Bauernfest e também pelo Facebook, os amantes da cultura germânica vão poder conhecer ainda mais as tradições que até hoje podem ser percebidas na cidade. Entre as atrações estão vídeos contando a história da Bauernfest; homenagens aos descentes dos colonos; entrevistas com os segmentos; gastronomia com receitas típicas; curiosidades da cultura alemã; sorteios; e até os tradicionais concursos, como o da Realeza da Bauernfest.

“Para o projeto, tentamos reunir as ideias de todos os segmentos. Queremos mostrar que a Bauernfest é muito mais do que uma festa cervejeira. No caso dos grupos folclóricos, por exemplo, temos todo um trabalho de pesquisa, não é só a dança. A nossa ideia é fazer com que a memória não fique esquecida. Não podemos fazer uma festa, mas também não podemos deixar essa história apagada”, destaca a presidente da AGFAP, Isis Jader.

“Vai ser um legado até para as próximas festas, porque vamos poder continuar esse trabalho, de fazer vídeos, e mandá-los pra fora da cidade”, completa Juliana Hannickel, representante do Clube 29 de Junho.

Fazem parte da organização da Bauer Virtual 2020: Célia D`Azevêdo da ACEP, Juliana Hannickel e Renato Winter do Clube 29 de Junho, Isis Barreto Sader da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), Marília Mills e Evany Noel do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Marisa Guadalupe Plum do Instituto Histórico de Petrópolis, José Renato Romão da Associação de Microcervejarias Artesanais de Petrópolis, Denise Fiorini da Associação de Empresários da Rua Teresa, Raquel Neves da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Lidia da Willemsen Confeitaria, Daniela  Avellar do restaurante Pepper, Luciana Montesso do Chocolates Katz, Joyce Jane Meyer da iDIGO e site Delivery Petrópolis, Antenor Carvalho do Instituto Bingen, Elisabeth Graebner da FECAB e Gabriela Falconi, representando os artesãos. Contará com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.

Delivery de produtos típicos e ajuda aos guias de turismo de Petrópolis

A ideia é convidar os moradores e empresários locais a vestirem a cidade nas cores da Bauern (amarelo, vermelho e preto) e participar da festa. Os moradores poderão acessar vídeos, documentários e eventos online, consumir produtos, gastronomia típica e cervejas artesanais feitas na cidade, tudo em suas próprias casas.

Restaurantes, bares e lanchonetes, cervejarias  artesanais, produtores de gastronomia típica,  de peças temáticas e artesãos de todo o município estão sendo convidados a aderir à iniciativa, criando ofertas e cardápios especiais, que estarão disponíveis no site www.deliverypetropolis.com.br para entrega no período de 26 de junho a 05 de julho.

O modelo proposto inclui uma contribuição sobre a venda de todos os produtos para a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que está com seus profissionais sem poder trabalhar em função da pandemia.

Para o ano que vem, a Bauernfest presencial já tem data: será de 19 de junho a 04 de julho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir