Connect with us

Segunda fase de reabertura do comércio em Petrópolis começa com novos horários de funcionamento

Cidade

Segunda fase de reabertura do comércio em Petrópolis começa com novos horários de funcionamento

Especialista alerta sobre a importância da população em manter as medidas preventivas nesse novo ciclo para controlar a disseminação da Covid-19 no município.

Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, começa o funcionamento da segunda fase – Linha Amarela – do Plano de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços em Petrópolis. Depois de três meses de portas fechadas, lojas de roupa e calçados, salões de beleza, agências, entre outros serviços estão autorizados a reabrirem com novos horários.

  • Comércio e serviços do Centro Histórico: de 13h às 19h;
  • Rua Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências: de 10h às 16h;
  • Bancos: liberado pelo município para funcionar 24h / Sugestão: de 8h às 14h;
  • Indústrias: de 7h às 15h;
  • Supermercados e farmácias: liberado pelo município para funcionar 24h / Sugestão: de 8h às 22h;
  • Comércios e serviços de bairro: de 9h às 18h.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Os segmentos que reabrem a partir desta semana são: comércio ambulante; agências de publicidade; lojas de vestuário, acessórios, calçados e afins; comércio de móveis e eletrônicos; imobiliárias; equipamentos de informática; escritório de contabilidade, advocacia e congêneres; joalherias e relojoarias; agências de turismo; estúdio de pilates, massagens e fisioterapia (individualizado); salões de beleza e barbearia; e estúdio de personal.

Todos os estabelecimentos terão que cumprir com as regras criadas pela Secretaria de Saúde para a segurança da população, como o uso de máscaras pelos atendentes e clientes e disponibilização de álcool em gel no local. O detalhamento de quem pode funcionar, quando e de que forma, está disponível no link: www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus/.

Especialista alerta a população sobre a importância de manter as medidas preventivas

De acordo com o médico pneumologista e infectologista José Henrique Castrioto, a população deve estar ciente de que a pandemia não acabou e o vírus não foi embora. Portanto, manter as medidas preventivas é essencial para controlar a disseminação da Covid-19 no município.

“Sem dúvida o principal fator determinante para o que vai acontecer no futuro próximo é o comportamento da população. A flexibilização impõe regras e sanções às infrações. Mas o respeito às normas postas é que vai determinar as ações a seguir. O problema ainda não acabou, o vírus não foi embora, e é isso que as pessoas precisam entender. A população deve manter o uso de máscaras, lavagem das mãos, evitar aglomerações e só sair quando necessário”, explica o especialista.

Plano Municipal de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços

Desde o dia 1º de junho, Petrópolis deu início ao plano de reabertura gradual da economia, seguindo a nota técnica da Secretaria de Saúde. O documento foi dividido em linhas: verde, branca, amarela e vermelha, mas algumas atividades ainda permanecem em análise e outras, como é o caso da Linha Vermelha, sem previsão de retomada.

Foto Divulgação PMP

Foto Divulgação PMP

De acordo com a prefeitura, pode haver o recuamento da decisão de reabertura a qualquer momento, não descartando um possível lockdown. “Podemos recuar e fechar estabelecimentos se chegarmos a 80% da nossa capacidade hospitalar. E se continuar aumentando, atingindo 90%, podemos decretar o lockdown. Ou seja, é importante falar que a flexibilização depende da população, depende de cada um de nós”, disse o prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde, a flexibilização não significa o fim do isolamento social na cidade. As ações preventivas de combate ao coronavírus vão continuar a fim de evitar mais mortes no município, e pessoas que desrespeitarem os decretos estão sujeitas à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250.

Por outro lado, crescem os relatos nas redes sociais de desrespeito aos decretos municipais, como aglomerações, pessoas caminhando nos bairros sem máscara e lojas e bares não autorizados a reabrirem em pleno funcionamento. A possível reabertura da Linha Amarela em Petrópolis põe em xeque se as Posturas e órgãos responsáveis irão conseguir monitorar as irregularidades com essa nova liberação.

Para quem quiser fazer denúncias de aglomerações ou outras irregularidades, a prefeitura disponibilizou alguns contatos úteis para ampliar essa fiscalização.

Foto Divulgação PMP

Mais detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Atendimentos presenciais do Cram retornam nesta segunda-feira em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir