Connect with us

Prefeitura admite ter errado na divulgação de óbitos por Covid-19 em Petrópolis e esclarece o caso

Cidade

Prefeitura admite ter errado na divulgação de óbitos por Covid-19 em Petrópolis e esclarece o caso

A secretária de saúde Fabíola Heck prestou esclarecimento nesta sexta-feira (15) a respeito de dois óbitos divulgados equivocadamente no boletim do coronavírus da quinta-feira, 14/05, de Petrópolis. “Pedimos nossas sinceras desculpas às famílias dos pacientes e à Diretoria do Hospital Santa Teresa e seus profissionais”, disse a secretária.

Portanto, a informação de que dois pacientes, divulgados pela Secretaria de Saúde como casos de óbitos pela Covid-19 na tarde da última quinta-feira, não confere. Em nota à imprensa, a prefeitura lamentou o equívoco, explicou o ocorrido e disse que vai abrir uma sindicância para apuração profunda dos fatos.

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Petrópolis:

A prefeitura de Petrópolis vem a público esclarecer os recentes fatos relativos às duas notificações de óbito notificados na tarde desta quinta-feira (14/05) e que vai abrir sindicância para apuração dos fatos. Na ocasião revelamos o falecimento de dois pacientes, supostamente ligados à contaminação pelo coronavírus, e que vinham sendo tratados em diferentes unidades de saúde do município.

A secretária da saúde, Fabíola Heck, explicou que o fluxo de notificações da COVID-19 é o mesmo utilizado para a comunicação de todas as demais enfermidades que possuem notificação compulsória. A equipe da Vigilância Epidemiológica seguiu todos os trâmites habituais, mas, ainda assim, houve erro em ambos os casos na checagem final dos processos.

O primeiro caso é referente a um paciente de 44 anos, morador do bairro Quitandinha, que esteve internado no Hospital Santa Teresa, apresentou melhora em seu quadro clínico e recebeu alta médica em 08/05. Na mesma nota, comunicamos, por engano, o falecimento deste paciente no dia seguinte, em 09/05. Nossas equipes reconhecem seu erro e já deram início a um aprimoramento dos métodos de confirmação sobre as informações da COVID-19 na cidade para que falhas nos processos não voltem a ocorrer. Segundo a secretaria de saúde do município, houve, neste caso, um engano devido à falta da checagem de óbito, através de atestado.

O segundo caso trata de um paciente de 61 anos, morador do bairro Quarteirão Ingelheim, que esteve internado no Hospital Alcides Carneiro e faleceu dia 13/05 na mesma unidade. Segundo informações obtidas na manhã desta sexta-feira com a Vigilância Epidemiológica, houve um erro na transcrição e preenchimento dos dados e, desta forma, a informação de que o paciente teria falecido devido à infecção pela COVID-19 não procede. De acordo com as recentes informações, os exames relativos ao paciente ainda não foram recebidos pela epidemiologia.

A prefeitura de Petrópolis lamenta profundamente o equívoco ocorrido em relação ao assunto e pede as mais sinceras desculpas às famílias dos pacientes, à Direção do Hospital Santa Teresa e a todos os petropolitanos. Desta forma reiteramos que a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir uma sindicância para apuração profunda dos fatos.

Confira o esclarecimento na íntegra da Secretária de Saúde:

https://www.facebook.com/prefeitobernardorossi/videos/717548698988032/

Veja também:

Hospital Santa Teresa diz que é fake notícia de morte por Covid-19 de um paciente atendido nesta unidade de saúde

Hospital Santa Teresa já registou mais de 70 altas de pacientes com coronavírus

Prefeitura explica plano de retomada gradual do comércio para quando for possível aplicá-lo em Petrópolis

Prefeito diz que abertura de salões de beleza e academias é ‘imprudente’ para o momento

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir