Connect with us

Diretor do SMH diz que leitos de UTI amanheceram com 100% ocupação e faz apelo por isolamento social

Cidade

Diretor do SMH diz que leitos de UTI amanheceram com 100% ocupação e faz apelo por isolamento social

(Atualizada às 18h25, do dia 08 de maio de 2020)

Em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura de Petrópolis, o diretor-executivo do Hospital privado SMH, Fernando Baena, disse que a unidade dobrou a capacidade de leitos de UTI, mas mesmo assim, nesta manhã (08/05) havia 100% de ocupação. Ele ainda fez um apelo para que a população fique em casa fazendo o isolamento social, a fim de não haver um colapso no sistema de saúde.

“É importante ficar em casa, pois nós temos baixa nas equipes médicas, nas equipes de enfermagem, nas pessoas de limpeza. As pessoas que estão na luta para salvar vidas também estão se contaminando. Então é importante um pouco mais de paciência nessa luta para a gente conseguir passar por ela (…) Mas a crise vem agora nas próximas duas semanas. Então, por favor, fiquem em casa”, comenta Baena.

https://www.facebook.com/petropolis.pmp/videos/2339029539728988/

Segundo a Secretaria de Saúde, 167 profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a saúde em Petrópolis já estão afastados com suspeita ou confirmação da Covid-19.

Vale lembrar que as unidades privadas de saúde em Petrópolis também atendem pessoas conveniadas de outros municípios, porém, a Secretaria de Saúde só contabiliza os casos de moradores de Petrópolis. Além disso, a ocupação dos leitos de UTI do Hospital SMH não se dá apenas por pacientes com a Covid-19, embora a procura de pessoas com sintomas da doença tenha aumentado.

Casos de internação da Covid-19 no SUS

A Secretaria de Saúde, através do site que monitora a Covid-19 no município, informa que 59 das 74 internações registradas pelo município como sendo de pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, aproximadamente 80% dos casos gerais de internação clínica ou de UTI.

Foto Divulgação / Prefeitura de Petrópolis via https://smspetropolis.net.br/covid-19/

Ainda segundo o mapa de monitoramento da Covid-19 no município, percebe-se que há 146 leitos reservados para pacientes de coronavírus no SUS de Petrópolis, sendo 56 clínicos e 90 de UTI. Porém, 32 deles estão indisponíveis. Perguntamos à Secretaria de Saúde o que isso significa e a resposta foi a seguinte: “Esses leitos ainda não possuem equipes para internação imediata, porque ainda não foi preciso. Os leitos estão lá preparados e, quando necessário, as equipes serão convocadas e os mesmos leitos se tornarão ‘disponíveis’”.

Diante de uma possível lotação nos hospitais públicos, a prefeitura estuda a abertura da UPA vermelha, na UPA Cascatinha. O local, que vem sendo idealizado para o caso de um crescimento demasiado no número de casos de Covid-19 na cidade, servirá temporariamente de ponto de atendimento específico para pacientes infectados pelo Coronavírus na própria UPA Cascatinha. Ao todo, 25 leitos de UTI poderão atender os casos urgentes no município. Segundo o prefeito, a cidade continua dependendo do comprometimento da população para que uma possível reabertura do comércio possa ocorrer.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira (08/05), foram analisados 676 casos na cidade. Deste total, 230 resultaram negativo, 215 positivos e 231 estão em análise. Há 74 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. O número de óbitos subiu para 18. Outros 17 óbitos suspeitos ainda estão sendo investigados, e a secretaria aguarda o resultado dos exames. Conforme demonstra o monitorando feito pela Vigilância Epidemiológica, pode-se afirmar que há 71 pessoas recuperadas do coronavírus no município.

Para saber mais sobre a Covid-19 em Petrópolis, a prefeitura disponibilizou um site com gráficos e informações: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir