Trabalho científico pioneiro da Covid-19 testa funcionários do Centro de Terapia Oncológica, em Petrópolis
O artigo foi publicado no último final de semana na plataforma científica, SciELO.
Foi realizado no Centro de Terapia Oncológica (CTO) um trabalho científico original com todos os funcionários, que contribuiu para uma avaliação científica epidemiológica, bem como medida de proteção e prevenção para os pacientes oncológicos e seus familiares. O trabalho pioneiro em Screening da Covid-19 em Oncologia foi publicado na plataforma internacional “Scientific Eletronic Library Online” (SciELO).
Foto Divulgação APPO
O que foi feito?
O trabalho consistiu em dosagens de sorologia de IgG e IgM do coronavírus em todos os 60 funcionários da clínica, incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos. “O resultado desse exame foi muito importante porque desta forma, nós conseguimos trabalhar na prevenção da doença, diagnosticando com antecedência as pessoas que tinham a presença do vírus e estavam assintomáticas” afirma a oncologista Dra. Carla Ismael.
Dos 60 funcionários, 4, foram positivos ao exame. Dos 4, 3 com IgM positivo, não apresentaram nenhum sintoma e foram isolados por 14 dias. O único funcionário, que apresentou sintomas, fez também o RT-PCR, exame que detecta diretamente o vírus através da secreção respiratória e ficou isolado por 21 dias. Este exame é recomendado a pessoas que possuem sintomas da Covid-19 com duração entre 3 e 7 dias.
O artigo demonstra que, os testes são fundamentais para detecção precoce de funcionários dos serviços de saúde, que estejam assintomáticos ao coronavírus. O artigo considera ainda que, a transmissão poderia ser reduzida com a prevenção mantendo a saúde dos trabalhadores e dos pacientes.
De acordo com a Dra. Carla Ismael, “Os números que foram registrados aqui no CTO representam 7% do nosso quadro total de funcionários, isso significa que toda a nossa equipe de saúde pode ficar tranquila e trabalhar com tranquilidade. Evitamos a transmissão do vírus com o isolamento dos funcionários que testaram positivo e desta forma, podemos trabalhar com tranquilidade. Pedimos aos pacientes que não deixem de fazer seus tratamentos.”
O Centro de Terapia Oncológica (CTO) adaptou os atendimentos à nova rotina, devido a pandemia do coronavírus, garantindo assim, a segurança de todos.
Confira a explicação do trabalho científico em vídeo:
https://www.facebook.com/watch/?v=272656157202018
Veja também:
Petrópolis registra morte de um profissional da saúde por coronavírus nesta quarta-feira
Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena
Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise
Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar
Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis
Petrópolis recebe 37 novos leitos de UTI para atender pacientes do SUS com coronavírus
Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos
‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis
Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus