7 atividades ao ar livre para fazer de manhã cedo em Petrópolis
Para quem deseja se exercitar e começar bem a rotina do dia
Com o sol surgindo mais cedo, clima ameno e paisagens naturais, Petrópolis oferece diversas opções de atividades ao ar livre que convidam a começar o dia com mais leveza. Para quem deseja se exercitar e começar bem a rotina, listamos 7 atividades para aproveitar logo nas primeiras horas da manhã. Veja!
1. Praticar yoga no Museu Imperial
A prática em meio à natureza ajuda a relaxar, melhorar a respiração e alongar o corpo. Parques, praças e áreas verdes da cidade são ideais para começar o dia com equilíbrio e bem-estar. Nossa dica é praticar a atividade aos domingos, às 9h, nos jardins do Museu Imperial.
Saiba mais:
- 3 lugares ao ar livre para praticar aulas em Petrópolis
- Projeto de Yoga completa 15 anos levando bem-estar nos jardins do Museu Imperial

Foto: Arquivos Sou Petrópolis
2. Fazer uma caminhada nas ruas arborizadas de Petrópolis
Avenida Ipiranga, Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Avenida Barão do Rio Branco, são perfeitas para uma caminhada tranquila matinal. Arborizadas, elas contribuem para a saúde física e mental.
Saiba mais: 6 lugares para praticar caminhadas em Petrópolis

Fotos: @ana.sky.walking
3. Correr na Av. Barão do Rio Branco
O Circuito de Lazer da Avenida Barão do Rio Branco é o local ideal para quem busca uma opção saudável e ao ar livre para curtir os domingos e feriados em Petrópolis. Com cerca de seis quilômetros, a via fica aberta das 7h às 14h.
Saiba mais:
- Você conhece o Circuito de Lazer de Petrópolis?
- Petrópolis tem cada vez mais adeptos à corrida e a uma vida mais saudável

Foto: divulgação PMP – reprodução LA Assessoria Esportiva
4. Andar de bicicleta no Parque de Itaipava
Para quem gosta de bicicleta, pedalar nas primeiras horas do dia garante temperaturas mais agradáveis e menos movimento, tornando o passeio mais seguro e prazeroso. No Parque de Itaipava tem a possibilidade de alugar bicicletas por R$ 10 e o visitante também pode ir com a própria.
Saiba mais:
- 4 lugares para andar de bike em Petrópolis
- Uma tarde no Parque de Itaipava: 9 atividades físicas e de lazer para curtir no espaço

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
5. Jogar futevôlei, beach tennis e vôlei de praia no CT Bruk e na quadra pública da cidade
Para os que gostam de uma emocionante partida, O CT BRUK é uma ótima opção. Lá tem futevôlei, beach tennis e vôlei de praia. Com quadras de areia turmas para todas as idades, o espaço oferece aulas ou a possibilidade de aluguel das quadras, na Estrada União e Indústria, 3111 – Loja 12 – Corrêas. Mais informações: (24) 99202-4449. Petrópolis também conta com a quadra pública de areia destinada à prática de beach tennis e futevôlei. O novo fica Rua Cristóvão Colombo, 1047, Castelânea. O acesso é permitido 24 horas por dia.
Veja também: Petrópolis ganha primeira quadra pública de beach tennis e futevôlei

Fotos: divulgação
6. Passear e caminhar com os pets nos parques
Os pets sempre são bem-vindos no parques e espaços abertos em Petrópolis. E levar os animais para passear nas primeiras horas do dia também é uma ótima opção para ajudar no gasto de energia, além do momento fortalecer o vínculo entre os pets e os tutores.
Saiba mais: 10 parques e espaços abertos para levar cachorros em Petrópolis

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
7. Começar o dia fazendo trilhas leves
Para quem gosta de contato com a natureza, as trilhas leves são excelentes opções. Com temperaturas mais amenas e ar puro, elas permitem caminhadas tranquilas, ideais para iniciantes ou para quem busca um passeio relaxante. Veja as dicas de trilhas leves.
-
Castelinho
Considerada uma das trilhas mais clássicas de Petrópolis, a trilha do Castelinho, ou Meu Castelo, no Morin, é parada certa de quem quer desfrutar de uma vista fenomenal do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara em menos de uma hora de caminhada. Somada às várias placas pelo caminho que aumentam a sensação de segurança do visitante, o percurso é muito bem demarcado e de fácil acesso, tanto que a subida costuma levar de 40 minutos a uma hora.
Como chegar?
Dirija até a Estrada Torres do Morin, próximo ao número 45. Por lá você vai ver uma entrada estreita, onde é possível subir de carro até um pátio, que costuma servir de estacionamento para os visitantes. Em frente ao pátio está o ponto de partida da trilha. Para seguir o GPS, clique aqui.
Saiba mais: Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – André Vasconcellos
-
Pedra do Quitandinha
A trilha do Quitandinha é de apenas meia hora de caminhada. Ideal para quem tem pouco condicionamento físico ou pouco tempo para fazer grandes travessias. A recompensa para quem chega ao final da trilha é a vista do imponente Palácio Quitandinha e em dias claros, também é possível avistar o Rio de Janeiro e as montanhas da Serra dos Órgãos. O percurso não apresenta muitas dificuldades e é de fácil orientação.
Como chegar?
Você deve seguir pela Rua Uruguay e pegar a primeira a esquerda, fazendo uma curva bem fechada. Siga sempre pela rua asfaltada e vá subindo. Em um momento, você vai ver que a rua passa a ser de terra. Continue mais um pouco, até quando não der mais para o carro subir. É ali que você deve estacionar e começar a caminhada a pé. Para seguir o GPS, clique aqui.
Saiba mais: Pedra do Quitandinha: tudo o que você precisa saber antes de visitar o local

Fotos: André Vasconcellos – Arquivos Sou Petrópolis
-
Trilha da Casa de Petrópolis
Na trilha, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo a parte. Localizado ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel, a trilha faz parte do conjunto botânico elaborado pelo paisagista Auguste Glaziou – também responsável por jardins como o da Quinta da Boa Vista. Trilha de pouca dificuldade, nela, o visitante pode apreciar também espécies de orquídeas, bromélias, samambaias, e uma diversidade de pássaros e aves, como jacutingas, sabiás, saracuras, canários, bem-te-vis, sanhaços, e outros animais como esquilos e macacos.
Como chegar?
A Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga. O visitante pode acessar a trilha a partir das 10h e até as 16h, obedecendo às regras do espaço como a não remoção de mudas e amostras do espaço.
Veja também: Um dia na Casa de Petrópolis: 6 dicas de como aproveitar o melhor do espaço

Foto: Divulgação Casa de Petrópolis e Reprodução Instagram @aqui.no.rio
-
Trilha no Parque Natural da Ipiranga
A trilha da Casa Mata, fica no Parque Natural Municipal de Petrópolis, localizado na Avenida Ipiranga. Todo o caminho passou por uma revitalização, incluindo a instalação de um guarda-corpo de fibra de coco para segurança dos frequentadores do espaço.
Como chegar?
O Parque Natural fica na Avenida Ipiranga e funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, incluindo feriados. A entrada é gratuita.
Veja também: Uma tarde no Parque Natural da Ipiranga: saiba o que fazer no local

Foto Instagram @soupetropolis e @henrykappaun
#Dica de passeio guiado:
O Grupo Guias Nativos Trilhas e Escaladas é formado por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com o Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Veja também:
