Obra do Túnel Extravasor deve ser entregue em fevereiro de 2023, segundo a Seinfra
Conclusão pode ajudar a minimizar as enchentes no centro de Petrópolis
A obra do Túnel Extravasor é uma das principais ações, em andamento, de prevenção de novas tragédias em Petrópolis e, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), as intervenções de reforço estrutural da construção, sob a Rua Francisco Scalli, no bairro Quissamã, devem ser entregues em fevereiro de 2023.
A empreitada, que tem investimento de R$ 74 milhões, pode ajudar a evitar e/ou minimizar as consequências de enchentes na região do Centro Histórico, como ocorreu durante as chuvas de fevereiro e março deste ano.
Foto: Divulgação
Verão
A finalização das obras no espaço está prevista para acontecer um ano após mais de 200 petropolitanos terem sido vitimados pela tragédia. Conhecido por ser uma estação com muitas chuvas, o verão já começa no dia 21 de dezembro, o que alerta para a necessidade da conclusão dessa e de outras intervenções o mais breve possível.
“O ideal é que seja finalizado antes, pois não é possível prever o volume de chuvas que teremos neste verão. A Prefeitura vem pedindo, na medida do possível e sem comprometer a segurança da obra, que esse prazo seja antecipado, uma vez que o túnel diminui o volume de água nas inundações do centro”, comenta o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Gil Kempers.
Foto: Divulgação
Sobre o túnel
Com construção feita a partir da década de 1960 e finalizada no início dos anos de 1970, o Túnel Extravasor tem cerca de 3,5 km e é um importante sistema que desvia as águas do Rio Palatino, do centro da cidade, para o Rio Piabanha, no Itamarati.
A construção tem início na Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), centro, e segue até a Rua Pedro Elmer, no Itamarati. Toda estrutura é feita de concreto e requer manutenções periódicas.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
Veja também:
- Entenda o que é, como funciona e os riscos da falta de manutenção do Túnel Extravasor de Petrópolis
- Momento de fé: trabalhadores da obra do túnel extravasor se unem em roda de oração antes de iniciar o expediente
- Chuva em Petrópolis foi o 4° acontecimento mais buscado no Google em 2022 pelos brasileiros