Connect with us

Defesa Civil promove treinamento do Protocolo de Inundação para lojistas do Centro Histórico

Cidade

Defesa Civil promove treinamento do Protocolo de Inundação para lojistas do Centro Histórico

Defesa Civil orientou os comerciantes para que possam se preparar em casos de chuvas forte e inundações, evitando possíveis perdas e danos em suas lojas, além de servirem como replicadores de informações

Nesta segunda-feira (28), a equipe da Defesa Civil apresentou aos comerciantes do Centro Histórico o Protocolo de Inundação. Os agentes orientaram sobre como os lojistas devem proceder em casos de chuvas fortes e inundações. O evento ocorreu no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Canal direto

Como parte da ações, a partir de agora, os lojistas contam com um canal direto com a Defesa Civil. Eles vão receber informes do órgão direcionados sobre a área para que possam se preparar para qualquer ocorrência, evitando assim possíveis perdas e danos em suas lojas.

Foto: Divulgação

“Esta é uma ação de suma importância não só para os lojistas, mas também para a equipe da Defesa Civil como um todo. Para a equipe técnica, é imprescindível saber que os lojistas estão cientes de como agir nessas situações, pois eles [comerciantes] serão os replicadores para turistas e transeuntes. Ou seja, tocou a sirene, o que fazer? É saber que tem um tempo resposta até que a água chegue até o Centro. Este tempo resposta foi definido através do estudo da equipe técnica da Defesa Civil.”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers.

Plano Verão

O Protocolo de Inundação é uma ação que integra o Plano de Contingência para as chuvas de verão 2022/2023, com o objetivo de construir uma cidade cada vez mais resiliente.

“Esse treinamento para os lojistas do Centro Histórico traz realmente maior capacidade para nós, comerciantes, para atuarmos em meio ao caos. Saber o que fazer e quanto tempo temos para agir tem uma significância enorme para o comerciante, que em situações de enchentes, sabe que pode perder toda sua mercadoria, todo o seu ganha pão. Isso é uma preocupação a mais pra gente, e com certeza estando treinado e ciente do tempo de ação, nos sentimos amparados em um momento de tanta tensão”, disse a lojista Gisele Carvalho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir