Connect with us

Petropolitanos se queixam do trânsito intenso na cidade: ‘É sempre um desafio’

Cidade

Petropolitanos se queixam do trânsito intenso na cidade: ‘É sempre um desafio’

Frota da cidade conta com quase 190 mil veículos. CPTrans diz que firmou convênios e está intensificando ações de melhoria no trânsito

Os engarrafamentos já viraram parte do cotidiano dos petropolitanos e turistas que precisam se deslocar, em especial, para o Centro da cidade. A instabilidade do transporte público, a interdição de vias devido às chuvas de fevereiro e março e a grande frota de veículos na cidade, que segundo o Detran RJ chega a 189.860 automóveis, são alguns dos fatores que influenciam essa situação.

Foto: TV Prefeito

Aumento na frota

De acordo com o IBGE, o município tem uma população estimada de 306 mil habitantes. Quando comparados os dados do Detran RJ da frota da cidade, em outubro de 2022, é possível perceber que existem, em média, dois veículos para cada três petropolitanos.

Em 12 meses, 4.861 novos automóveis passaram a circular na cidade, sendo 1.381 carros, 2.214 motocicletas e motonetas e os outros 1.266 divididos entre caminhões, caminhonetes e ônibus.

Foto: Divulgação Setranspetro

Planejamento

Para desenvolver projetos que melhorem a mobilidade urbana na cidade, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) firmou um convênio com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Por meio desta parceria, a Coppe fará estudos sobre os pontos de maior retenção no tráfego e também sobre o transporte urbano na cidade.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Washington Luiz

Durante as chuvas de fevereiro e março deste ano, diversas vias foram interditadas, o que causou ainda mais prejuízo ao fluxo de veículos na cidade. Uma destas áreas foi a Rua Washington Luiz. Ainda segundo a CPTrans, a previsão é de que o local seja totalmente liberado nos próximos dias, reduzindo os impactos no trânsito do Centro Histórico.

Foto: Arquivos Sou

Nesta terça-feira (23), o trecho entre a Rua Washington Luiz (na UPA Centro) até o final da Rua do Imperador (próximo ao número 1.085) foi interditado para o início das intervenções de pavimentação, que acontecem até quinta-feira (24).

Natal Imperial

Com a realização de grandes eventos, vem também a preocupação com os engarrafamentos que a alta movimentação de automóveis pode causar. O Natal Imperial começa no final deste mês e 30 profissionais da CPTrans já estão atuando em apoio ao trânsito no município. Nenhum plano para mudança de vias foi anunciado até então.

Foto: Serra Drone

Itaipava

Além do Centro da cidade, outro local que também tem grandes problemas no tráfego de veículos é Itaipava. A má circulação dos mesmos é sentida especialmente por aqueles que precisam passar pelo trevo de Bonsucesso. “É sempre um desafio pra quem tem que sair de Itaipava e ir para o Centro, principalmente em horários de pico. Geralmente, é mais vantajoso seguir pela BR-040 do que se arriscar no trânsito caótico da União e Indústria”, diz Silvana Plantz, moradora de Pedro do Rio.

Foto: Divulgação/Setranspetro

Conforme informado pela CPTrans, o trânsito no distrito está contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Reforço na sinalização no Trevo de Bonsucesso e o asfaltamento de vias alternativas como a Agante Moço são algumas das outras medidas adotadas.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir